Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Software odontológico: conheça os benefícios para sua clínica

ODONTOLOGIA

17 min leitura 12/02/2021

Assim como qualquer negócio, consultórios odontológicos precisam se atentar para a gestão empresarial. O alinhamento de todos os processos, desde o controle da agenda até a administração financeira, é essencial para garantir a saúde do seu empreendimento. 


Nesse contexto, o uso de um software odontológico garante que toda a gestão aconteça em um único lugar, de maneira automatizada e prática. O cirurgião-dentista passa a ter total controle sobre as demandas e tem mais tempo para cuidar de seus pacientes.


Mas, afinal, o que é um software odontológico? Como ele funciona? Quais são as principais vantagens e funcionalidades? O que avaliar na hora de escolher o melhor?


Respondemos essas e outras perguntas neste texto. Então, continue a leitura e entenda tudo sobre software de gestão para consultório odontológico.

O que é software odontológico? 

O software odontológico é a ferramenta completa para a gestão do seu consultório. Ele permite o acompanhamento de todas as etapas administrativas e financeiras, assim como, auxilia no melhor atendimento ao paciente por meio de ficha anamnese e agendamento online.


Mas, esses são só alguns exemplos do que ele é capaz de fazer. Por meio da automação e centralização das informações, o software odontológico garante melhor visualização dos dados, tomada de decisões mais assertivas e aumento da produtividade. 


Com os processos bem alinhados você lucra mais e tem mais tempo para prestar um bom atendimento. Além disso, os softwares odontológicos mais atuais funcionam completamente online e em nuvem, o que proporciona praticidade e segurança das informações.


Basicamente, o software é pensado para otimizar completamente a rotina do cirurgião-dentista. Para isso, o sistema substitui o uso de planilhas e inúmeros papéis que dificultam a organização dos processos e podem levar a erros de gestão. 

Porque um software odontológico é tão importante?

A desorganização administrativa é hoje um dos maiores problemas dentro dos consultórios e clínicas odontológicas. Afinal, a administração é um dos pilares mais importantes dentro de uma empresa e erros administrativos podem gerar graves consequências.


Por exemplo, clínicas que ainda utilizam agendas, fichas e prontuários de papel, certamente, perdem muito tempo para registrar, organizar e localizar todas as informações. Sem contar o grande risco de perder algum documento importante e o espaço gasto com armazenamento.


Outro grande ponto é a administração das finanças. A movimentação do caixa pode ser intensa, devido ao grande volume de pacientes atendidos, principalmente, em clínicas. Fazer todo esse controle manualmente leva muito tempo, reduz a produtividade e aumenta o estresse. 


Além disso, a gestão de uma clínica também depende de um bom controle de estoque, agendamento de pacientes, confirmação de horários, gestão da equipe, controle dos resultados, estratégias para crescimento e muito mais. Certamente, o controle manual sobrecarrega o responsável. 


Por outro lado, os dentistas que optam por um software de gestão conseguem organizar todas as informações em um lugar. As demandas passam a ser automatizadas e a rotina completamente organizada. 


Entenda a seguir quais são os benefícios do software odontológico.

Conheça as principais vantagens do software odontológico

Agora que já entendemos o que é um software odontológico, vamos conhecer as principais vantagens. Acompanhe:

  1. Automação da rotina e aumento da produtividade

Você já passou horas realizando tarefas administrativas manuais? Já teve problemas com agendamento de horários? Sofreu com algum erro de controle financeiro que te deu uma boa dor de cabeça no fim do mês?


Com o software, grande parte das tarefas administrativas são automatizadas e esses problemas deixam de existir. 


Por exemplo, o controle financeiro é integrado com o controle de vendas de serviços, fazendo com que as informações do caixa sejam atualizadas automaticamente. Outro bom exemplo,  é que o sistema avisa automaticamente o agendamento aos seus pacientes por e-mail ou SMS.


No fim, tudo isso significa que você, dentista, terá mais tempo para atender mais pacientes e para descansar, aumentando a lucratividade e a qualidade de vida. Precisa de mais?

  1. Toda a sua gestão em um único lugar

Uma das grandes vantagens de se utilizar um software odontológico é que toda a gestão da clínica passa a acontecer em um único lugar. 


Por exemplo, você poderá agendar o horário da consulta, registrar os dados do paciente, realizar a anamnese, acompanhar o pagamento, emitir boletos e notas fiscais, marcar o retorno, enviar para o paciente lembrete da próxima consulta e muito mais.


Entende como todas as etapas da sua gestão passam a acontecer dentro do software? Essa centralização garante ganho de tempo, organização e aumento da produtividade. Além disso, fica muito mais fácil localizar as informações.

  1. Melhor atendimento ao paciente

Todas as informações do paciente podem ser registradas dentro do sistema, portanto, você pode acessá-las rapidamente antes, durante e depois da consulta. Assim, é possível se manter atualizado e prestar um atendimento assertivo.


Uma ótima estratégia de fidelização é mostrar para o paciente que você se importa com cada um deles. Pensando nisso, o software odontológico envia mensagens automáticas de lembrete de agendamento, previsão de retorno e até mesmo de datas comemorativas. 


Outro recurso que tem feito a diferença é o agendamento online. Por meio dessa funcionalidade o próprio cliente consegue acessar os horários disponíveis em sua agenda e marcar o horário. Assim, ele não tem que ligar para a sua clínica e aguardar atendimento. 


Além disso, uma agenda organizada evita que a sala de espera fique cheia, o que também contribui para a satisfação do paciente. Por fim, é claro que o alinhamento de processos impacta diretamente na qualidade do atendimento.

  1. Satisfação da equipe

O software automatiza alguns processos que antes eram repetitivos para os seus funcionários. Por exemplo, ligações para confirmação de consulta não são mais necessárias porque o sistema, automaticamente, envia lembretes. 


A emissão de notas fiscais também passa a ser mais simples. Assim, a secretária terá mais tempo para se dedicar a outras tarefas. Por fim, a centralização dos dados permite melhor integração da equipe, fácil acesso aos documentos e cadastro de clientes.

  1. Acesse quando e onde precisar 

Por ser 100% online, o software pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso a internet, inclusive celular. Assim, o dentista será capaz de verificar sua agenda mesmo longe do consultório.


Outro ponto importante é a segurança. Isso porque o armazenamento de dados é realizado nas nuvens, garantindo segurança dos dados. Além do mais, a maioria dos softwares realizam backups frequentes e automáticos. 

  1. Mensuração de resultados

Não é novidade que realizar o controle financeiro manualmente pode ser arriscado. Além de levar um bom tempo do gestor, o caixa fica sujeito a falhas humanas, o que pode ser bem arriscado para a saúde financeira da empresa

 

Até mesmo a aplicabilidade de fórmulas incorretas no Excel pode comprometer os resultados. Por sua vez, o software odontológico garante dados precisos e confiáveis. Dessa forma, você poderá tomar decisões mais assertivas para o sucesso da sua clínica ou consultório.

Quais são as funcionalidades do software odontológico?

Conheça agora as principais funcionalidades de um software odontológico:

 

  • Completa gestão financeira e administrativa: fluxo de caixa, controle de contas a pagar e receber, controle de estoque, controle de serviços, controle de equipamentos e salas;

  • Ficha anamnese odontológica: registre todos os dados do paciente, histórico, exames e muito mais. 

  • Agenda online para dentista: cada dentista da clínica terá a sua própria agenda online, simples e fácil de usar. O gestor poderá ter acesso à todas as agendas;

  • Agendamento online: o próprio cliente poderá realizar o agendamento do horário. Você receberá uma notificação e ele também. 

  • Controle de estoque: com o alto volume de pacientes, há uma maior saída de produtos. Manter o estoque controlado é fundamental para um atendimento assertivo.

  • Emissão de notas fiscais e boletos: emissão de NFS-e e boletos bancários com poucos cliques.

Simples Agenda: o Software odontológico certo para o seu consultório

Mas, afinal, como escolher o melhor software para a sua clínica? De fato, isso dependerá de vários fatores, como: quais são as suas principais necessidades e qual é o seu orçamento.


Nesse contexto, o software odontológico do Simples Agenda tem se destacado. O sistema oferece todos os benefícios e funcionalidades citadas, além de muitos outros recursos. Quando o assunto é preço, o Simples Agenda tem um dos melhores custos-benefícios do mercado.


Por ser 100% online, o Simples Agenda pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet: computador, notebook, tablet ou celular. Inclusive, o Simples Agenda conta com aplicativo para celular (tanto para IOS quanto para Android), possibilitando que você controle sua agenda e gestão de onde e quando precisar. 


A interface do software odontológico é amigável, intuitiva e fácil de usar. Mas, se você tiver alguma dúvida, não se preocupe! O Simples Agenda oferece suporte gratuito, além de FAQs com as perguntas mais frequentes. 


Quer saber mais? Então conheça todas as funcionalidades ou teste grátis agora mesmo!