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Cadastro de clientes: a importância de manter sua base atualizada

EMPREENDEDORISMO

Redator Simples Agenda
12 min leitura 12/03/2021

O cadastro de clientes é um item fundamental dentro de uma empresa, essencialmente, para aquelas que sabem aproveitar as informações. Afinal, de nada adianta reter inúmeros dados dos seus consumidores, se você não usar os cadastros para nada.


Por outro lado, empresas que ainda não realizam ou atualizam o cadastro de clientes, certamente, estão perdendo boas oportunidades. Por exemplo, os dados dos clientes podem ser usados em estratégias de marketing, vendas, fidelização e até para controle financeiro.

 

Para te ajudar a melhor entender, separamos aqui alguns dos principais motivos para você cuidar e atualizar o cadastro de clientes da sua empresa. Acompanhe. 


Ah! Não necessariamente você conseguirá usufruir de todas as vantagens aqui descritas. A ideia principal do conteúdo é que você entenda o quão longe o cadastro de clientes pode levar a sua empresa e como essa ferramenta é importante. 

Motivos para cuidar do seu cadastro de clientes 

Por meio do cadastro de clientes, os colaboradores da sua empresa terão acesso a informações importantes sobre cada consumidor. Isso permite abordagens de vendas e marketing mais assertivas, assim como, melhor controle de clientes inadimplentes. 


Portanto, é fundamental manter o cadastro de clientes padronizado e atualizado. Entenda mais a seguir.

  1. Melhor relacionamento com os seus clientes

O cadastro de clientes é peça-chave na construção do relacionamento com os seus clientes. É por meio dos dados cadastrados que você conseguirá manter a sua marca viva na mente dos consumidores. Por exemplo, por meio de um e-mail parabenizando seu cliente pelo aniversário. 


A palavra-chave aqui é fidelização. Um melhor relacionamento com os seus clientes induz a recompra, assim como, ao marketing boca-a-boca. Por isso, você também pode usar essas informações para reconquistar o cliente, por exemplo, enviando brindes ou desconto exclusivo.

  1. Atendimento personalizado

No começo da empresa, é fácil lembrar dos clientes mais fiéis. No entanto, com o passar do tempo fica cada vez mais complicado oferecer atendimentos personalizados. Com o cadastro de clientes você conseguirá entender todo o histórico de compras de cada cliente.


Por exemplo, quais foram as últimas compras e quais produtos mais o interessam. Nesse contexto, o vendedor é capaz de desenvolver um atendimento personalizado. Isto é, toda vez que ele entrar em contato com algum cliente, ele terá em mãos o perfil daquele consumidor.

  1. Novas oportunidades de vendas

Você pode aproveitar esses dados, por exemplo, em um momento que o ticket médio da sua empresa não vai bem. Nesse momento, que tal mandar um e-mail para a sua base de contatos oferecendo um desconto? Ou um produto complementar ao que ele comprou?


O cadastro de clientes também é muito importante para que você entenda o perfil dos seus consumidores e consiga desenvolver estratégias de marketing digital direcionadas e assertivas. Basear as suas estratégias de divulgação em "achismo" é perda de tempo e de dinheiro.

  1. Evitar fraudes 

É claro que a atualização e cadastro de clientes também dizem respeito à segurança. Cada vez mais surgem notícias relacionadas a fraudes e, infelizmente, o seu negócio não está imune a esse tipo de problema. 


Uma das maneiras para driblar golpes e inadimplência é manter o cadastro de clientes atualizado. Assim, a empresa terá o registro de informações pessoais do cliente, como residência, telefone, CPF e muito mais. Tudo isso diminui a chance de que informações falsas não sejam identificadas. 

  1. Melhor controle financeiro 

Com os dados dos seus clientes organizados, o controle financeiro fica muito mais simples. Você conseguirá entender com clareza quais são os clientes devedores e poderá realizar a cobrança. Portanto, a redução da inadimplência é outro benefício do cadastro de clientes. 


Outro ponto importante é a redução dos custos. A maioria dos empreendedores já sabe que fidelizar um cliente custa muito menos do que conquistar novos consumidores. Portanto, usar o cadastro de clientes para fidelizar os consumidores representa uma otimização dos recursos.

  1. Conte para os seus clientes as novidades

Com o cadastro de clientes atualizado você poderá contar para os seus consumidores novidades da sua empresa, acontecimentos, recados e lançamentos. Por exemplo, mudança de endereço, novo número de telefone, promoções e novos produtos lançados. 


Afinal, não é nada agradável que o cliente vá até a sua loja e o endereço tenha mudado. Do mesmo modo, ligações que sempre caem na caixa postal fazem você perder venda. Por fim, use esses contatos para divulgar novos produtos e fechar vendas.

O que fazer para manter o cadastro de clientes atualizado?

Até aqui já entendemos a importância de manter sua base de clientes atualizada, no entanto, para ter sucesso nessa estratégia você precisa coletar as informações certas e na hora certa.

  1. Tenha uma ficha cadastral 

O primeiro passo é ter um formulário de cadastro com campos padrões. Preencha somente as informações que serão necessárias para a sua empresa. Avise o cliente que as informações serão mantidas em sigilo e pergunte se você poderá usá-las para entrar em contato.

  1. Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, a forma mais indicada para realizar o cadastro de clientes é por meio de um software de gestão. Esse tipo de sistema disponibiliza fichas cadastrais que são integradas aos demais setores do seu cliente na empresa, por exemplo, ao controle de contas a receber.

  1. Retenha dados de forma natural ou ofereça incentivos

Você deve solicitar os dados dos clientes de forma natural. É muito importante não deixá-lo constrangido ou coagido na hora de responder. Uma boa dica para ganhar a confiança do cliente é oferecer descontos para aqueles que fazem cadastro na loja. 

  1. Continue em contato com seus clientes

Sempre converse com seus clientes para verificar se algo mudou. Portanto, quando ele retornar à loja, pergunte se o endereço, telefone e e-mail ainda são os mesmos. Se o cliente não voltou até o seu estabelecimento, que tal mandar um e-mail para entender o que aconteceu?

Cuide do relacionamento com o seu cliente

O Simples Agenda é um software de gestão empresarial com a função de sistema de cadastro de clientes. O recurso foi criado para que você consiga se relacionar bem com seus clientes e potencialize os resultados da sua empresa. 


Dentro do software de cadastro de clientes, é possível registrar todas as informações rapidamente. Além disso, você conseguirá usar os dados para registrar vendas, criar ficha anamnese, agendar horário, ver histórico de compras, emitir NFS-e, boletos e muito mais.


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