Montar um consultório requer um bom investimento financeiro, principalmente, para a compra de equipamentos odontológicos. Os materiais e recursos utilizados fazem parte da rotina de um dentista e auxiliam no diagnóstico e tratamento do paciente.
A grande maioria dos equipamentos odontológicos são específicos, isto é, não podem ser substituídos. Por isso, uma dúvida muito comum de quem quer montar um consultório é: quais são os equipamentos que não podem faltar?
Para responder essa pergunta, vale a pena montar uma lista de objetos essenciais. Pensando nisso, separamos aqui os 12 equipamentos odontológicos que não podem faltar na sua clínica..
Alguns equipamentos odontológicos são de uso universal, isto é, atendem qualquer consultório de dentista. Enquanto, outros são usados somente por determinadas especialidades da odontologia, como implantodontia, ortodontia e estética.
Os materiais odontológicos podem ser equipamentos ou descartáveis e são usados para atendimento de pacientes, visando conforto e biossegurança. Hoje, falaremos dos equipamentos usados em clínicas em geral. Acompanhe.
Alguns dos materiais odontológicos mais importantes para a manutenção da biossegurança do consultório são os EPIs - Equipamentos de Proteção Individual. Dentre os principais EPIs, podemos citar:
Jaleco;
Luvas cirúrgicas;
Óculos de proteção;
Máscara;
Touca;
Propé;
Entre outros.
A cadeira odontológica é um item indispensável dentro do consultório. Na hora da escolha, opte pela cadeira que seja ergonômica e confortável e com braços anatômicos, afinal, alguns pacientes passarão um bom tempo na mesma posição para realização do procedimento.
Para facilitar a higiene do espaço, o ideal é que o estofamento não tenha costuras. Outro detalhe importante é o pedal da cadeira: ele pode ser de comando multifuncional ou multifuncional joystick. Escolha o modelo que mais te trará conforto.
É por meio do pedal que você conseguirá acionar as funções da cadeira odontológica, como inclinação e altura, assim como, controlar a rotação dos instrumentos.
A mesa de equipo é um equipamento odontológico considerado complementar a cadeira. Basicamente, ela funciona como um apoio para os materiais necessários no atendimento, por exemplo, seringas, bandeja e mangueira.
A autoclave é usada para esterilização de materiais e artigos médico-hospitalares. O aparelho é capaz de desinfetar instrumentos metálicos, vidro, plástico, papel, tecido, embalagens e muito mais. Para isso, a autoclave usa pressão de vapor.
A autoclave é mais eficiente, rápida e segura do que a esterilização realizada na estufa. Por mais que os dois equipamentos tenham a função de desinfecção, a estufa está sujeita a erros, por exemplo, por permitir a abertura da porta antes da conclusão da esterilização.
Outro equipamento odontológico fundamental é o compressor. Afinal, ele fornece ar comprimido e garante o funcionamento de outros aparelhos do consultório, por exemplo, micromotor, sugador e jato de profilaxia.
Na hora de comprar o seu compressor, opte por aquele mais silencioso e verifique quanto de ar comprimido você precisará para o funcionamento do consultório. Análise também qual será o melhor lugar para instalar esse equipamento odontológico.
Os equipamentos de Raio-X colaboram para diagnósticos mais assertivos e detalhados, permitindo que o dentista obtenha informações que não são perceptíveis visualmente. O exame em si é de baixo custo.
Por mais que as radiografias sejam primordiais para o atendimento, os aparelhos de Raio-X apresentam valor elevado, necessitam de uma sala específica e de um profissional capacitado, por isso, o mais comum é que o serviço de radiologia odontológica seja terceirizado.
O fotopolimerizador é um equipamento odontológico usado em restaurações e em outros procedimentos, por exemplo, clareamento, facetas e lente de contato nos dentes. A principal função do fotopolimerizador é transformar a resina líquida em massa por meio da luz LED.
O uso do equipamento é determinante na qualidade e durabilidade do procedimento.
É muito comum que durante a graduação, o dentista já adquira o kit de alta e baixa rotação. Ele inclui diversos equipamentos odontológicos essenciais para o atendimento, como micromotor, contra ângulo, peça reta e motor de alta rotação.
Por exigir um alto investimento financeiro, na hora da compra, avalie bem o custo-benefício dos equipamentos. Na maioria dos casos, vale a pena investir um pouco mais, mas adquirir produtos que te ofereçam maior vida útil.
O jato de bicarbonato é usado para profilaxia, uma vez que remove placas bacterianas, alguns tipos de manchas dentárias e camadas oxidadas de amálgama. Esse equipamento odontológico funciona por meio de jatos de água, ar e bicarbonato de sódio.
O ultrassom é usado, principalmente, para condensação amálgama e remoção de pinos e coroas. No entanto, a caneta de ultrassom pode ter várias indicações dependendo da ponta (TIP) escolhida.
Por exemplo, a caneta de ultrassom pode ser usada para limpeza do canal, remoção de tártaro supragengival, subgengival e região interdental e muitas outras funções.
Para visualizar radiografias convencionais usa-se negatoscópio. Tal equipamento odontológico funciona como um sistema de iluminação melhorando a visibilidade da radiografia. O negatoscópio é simples de usar e não oferece risco ao dentista.
O sugador é um equipamento indispensável dentro de um consultório. Ele suga o excesso de saliva do paciente durante a realização do procedimento. O sugador também absorve as soluções usadas durante o atendimento, como bicarbonato de sódio.
Como vimos, a escolha dos equipamentos odontológicos é decisiva para a prestação de um bom atendimento, assim como, para a manutenção da segurança dos pacientes.
Dentro de uma clínica odontológica é muito comum que dois ou mais profissionais realizem atendimentos simultâneos. Nesse contexto, é importante tomar cuidado para que o equipamento necessário para um atendimento não esteja em uso por outro dentista.
Para um controle assíduo desse processo é válido contar com a ajuda de um software odontológico. O recurso de controle de equipamentos permite a gestão de cada equipamento de atendimento disponível na clínica ou consultório.
O software do Simples Agenda permite agendar ou bloquear mais de um paciente no mesmo horário para o mesmo equipamento. Esse processo evita situações de constrangimento, assim como, melhora a organização interna.
Para entender mais, acesse o link sobre programa de cadastro de equipamentos.