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Primeiros passos para implementar um e-commerce

EMPREENDEDORISMO
Gabriela Vitória
Redatora
12
min leitura

Nos últimos dois anos, o mercado de e-commerce vem crescendo a passos largos e muito se deve ao fato de que cada vez mais empresas estão inserindo as vendas online em sua estratégia, trabalhando simultaneamente o varejo físico e online.

Essa transformação digital vem permitindo empresas de todos os portes inovarem seus canais, atingir novos públicos e até mesmo escalar a operação para outras regiões do país. Seja qual for a estratégia traçada ao implementar um e-commerce, a empresa precisa planejar muito bem seus objetivos e como será a execução deste projeto.

Se engana quem acredita que implementar um e-commerce é uma tarefa fácil de criar um site e colocar seus produtos para vender ali. 

É necessário um planejamento, pensar na plataforma que irá hospedar o seu site, o desenvolvimento, os sistemas que serão integrados, a estratégia de venda, logística e pós-venda. Uma escolha errada pode resultar no insucesso do seu e-commerce.

Para te ajudar a implementar um e-commerce de sucesso, preparamos este passo a passo em parceria com a Codeby - especialistas em tecnologia para e-commerce, com as principais escolhas que você terá que fazer ao decidir por uma loja online.

Planeje a implementação do seu e-commerce

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas na hora de criar uma loja virtual acabam fazendo o processo de forma descuidada.

Por isso, planeje tudo o que será feito em seu projeto de e-commerce, como será o cronograma e quais os seus principais KPI's (Indicador-chave de desempenho) do sucesso do seu plano. Comece esquematizando a arquitetura do projeto, entendendo coisas simples, como: o que vai vender, qual o público que busca atender, como será a comunicação e quem serão seus fornecedores. 

Pense também em aspectos mais complexos, por exemplo: se você irá aderir à venda em marketplaces, como será a logística e frete, qual sistema de pagamento e antifraude será utilizado e qual será a plataforma escolhida.

Nesta etapa, você poderá contar com um arquiteto de projeto, que poderá te orientar na criação do projeto e identificar as melhores estratégias para a implementação do seu e-commerce.

Defina sua plataforma de e-commerce

Existe uma infinidade de plataformas de e-commerce disponíveis no mercado, o que pode deixar margem para dúvida. Mas existem formas de realizar pesquisas que irão direcionar sua decisão com base na necessidade do seu negócio e no mercado em que atua.

Comece pesquisando seus concorrentes, visitando suas lojas online e identificando quais plataformas são utilizadas. Feito isso, visite o site das plataformas e procure avaliações de clientes, reclamações mais comuns, com estas informações você poderá criar uma lista de prós e contras de cada plataforma e entender qual tem condições mais atrativas para o seu negócio.

Vale lembrar ser de extrema importância considerar as necessidades do seu negócio e o investimento que fará. No mercado existem plataformas que oferecem soluções excelentes, mas que podem não lhe trazer retorno imediato e outras que são indicadas para iniciar seu e-commerce com ótimo custo x benefício. 

Mapeia as integrações necessárias para sua loja online

As integrações são fundamentais para o sucesso do e-commerce, elas irão completar a estrutura do e-commerce e fazer com que a operação funcione. Abaixo você confere uma lista de integrações importantes para o lançamento da loja online:

  • ERP (Enterprise Resource Planning): É um sistema de gestão que facilita as operações do seu e-commerce e de outros pontos de venda, como suas lojas físicas ou marketplace. É um sistema extremamente necessário, pois integra a comunicação entre as áreas administrativa, financeira, contabilidade e logística minimizando possíveis erros e fraudes.

  • Sistema de frete e transportadoras: Identifique como será feita as entregas da sua loja, quais as tabelas de frete serão aplicadas, se terá um intermediador na logística responsável por cálculos, emissão de nota fiscal e etiquetas dos pedidos. Existem transportadoras que possuem planos interessantes para e-commerce. Mas lembre-se sempre de ter mais de um fornecedor em caso de problemas.

  • Intermediador de pagamento, gateway ou adquirente: Estes métodos de pagamento estarão relacionados diretamente com o checkout do e-commerce. Cada um possui suas próprias peculiaridades e recomendações. Portanto, pesquise qual o melhor formato para sua operação. 

  • Marketplace: Se você optou por trabalhar com marketplace, é necessário entender se a plataforma que escolheu facilita a integração entre estes sites, dependendo da escolha, pode ser algo muito simples ou muito complicado.

  • Plugins, redes sociais, Google Meu Negócio e Shopping: Integre seu e-commerce com suas redes sociais e os meios de comunicação do Google Meu Negócio e com o Google Shopping, será interessante para aumentar vendas e integrar canais.

  • Plataforma de CRM (Customer Relationship Manager): Esta integração irá facilitar a interação da sua marca com seus clientes através de campanhas e promoções direcionadas para o interesse do cliente.

Estruture sua operação de e-commerce

Agora que a escolha da plataforma foi feita, as integrações listadas e o site desenvolvido, está na hora de estruturar sua operação e certificar que seu e-commerce está totalmente funcional para começar a vender. Existem aspectos básicos que você pode se atentar, como:

  • Cadastro dos produtos, bem como suas fotos e descrições;

  • Definição de categorias;

  • Administração dos pedidos;

  • Operação Logística e controle de estoque;

  • Frete e entrega;

  • Suporte técnico do site (você pode contar com empresas especialistas, como a Codeby)

  • Administração das redes sociais e outros canais de comunicação da marca com seu público;

  • Criação de campanhas de marketing e CRM;

Preparado para abrir seu e-commerce?

Estes são os primeiros passos para implementar um e-commerce, a partir daqui você poderá planejar o início da sua operação online e ter sucesso em vendas. Preparado?!

O Simples Agenda tem como missão auxiliar no crescimento da sua empresa. Conte conosco! Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog :)

Sobre a Codeby

Há mais de 7 anos no mercado de tecnologia, a Codeby contribui diariamente para o crescimento de negócios online de diversos segmentos e portes. Empresa apaixonada por tecnologia, motivada a buscar constantemente as melhores e mais completas soluções através de desenvolvimento de e-commerce, plataformas e funcionalidades. Clientes: Shoulder, Lego, Valisere, CIA. Marítima, etc. Países em que a empresa está presente: México, Romênia, Chile, entre outros. Saiba mais: https://codeby.com.br/