Trabalhar com vendas online tem grandes vantagens. Nos últimos anos, muitos consumidores passaram a optar por adquirir produtos e serviços pela internet, o que, consequentemente, incentivou diversos empreendedores a apostarem no comércio eletrônico e terem sucesso com vendas online.
Por outro lado, muitos também têm dificuldades em ver suas vendas atingirem números satisfatórios e isso, muitas vezes, não significa que seus produtos ou ofertas sejam ruins ou não tenham demanda de mercado.
Na grande maioria das vezes, o que falta para ter bons resultados é ajuda especializada.
Se você está pensando em como aumentar as vendas de seu e-commerce e ainda não considerou a contratação de uma consultoria profissional, neste artigo lhe mostraremos as vantagens deste tipo de serviço e como ele pode ajudar a alavancar os números de sua empresa.
O cenário não é atípico. O empreendedor enxerga uma boa oportunidade, encontra um bom produto e decide vendê-lo pela internet. Adquire todas as informações sobre o assunto, se dedica, constrói um comércio eletrônico com as ferramentas necessárias, mas? não vende!
A cada dia que passa percebe que seus números não aumentam e não sabe mais o que fazer. E se pergunta: por que meu e-commerce não vende?
A resposta, no entanto, não é óbvia nem direta. Ter bons resultados com vendas pela internet vem da soma de diversos fatores, inclusive, a organização e gestão do negócio.
O ambiente digital opera de maneira específica, diferente do ambiente físico. Ainda que duas lojas vendam o mesmo produto, sendo uma física e outra virtual, elas precisarão de estratégias diferentes para alcançar bons resultados em vendas.
Por isso, caso você esteja enfrentando problemas com as vendas de seu e-commerce, não desanime. Saiba que uma boa consultoria de e-commerce pode lhe ajudar a melhorar seu negócio.
Uma consultoria profissional consiste no acompanhamento e desenvolvimento de estratégias de negócio para determinado segmento.
No caso da consultoria para e-commerce, ela busca diagnosticar e mensurar a situação de um e-commerce para, a partir daí, desenvolver um plano exclusivo, com o intuito de melhorar os resultados e os processos dele.
Os benefícios em contratar uma consultoria de e-commerce são muitos, principalmente se você está preocupado sobre como aumentar as vendas e impulsionar sua loja virtual.
Inicialmente, a equipe de consultoria elabora um diagnóstico detalhado de seu e-commerce.
É como se fosse um check up geral de seu negócio, onde são analisadas todas as esferas de sua loja virtual: seus produtos, ofertas, nicho, demanda de mercado, método de venda, de entrega, análise do site, página ou perfil nas redes sociais, enfim, todas as áreas serão criteriosamente avaliadas.
Após este procedimento, os especialistas poderão indicar com clareza quais são e onde estão as falhas de processo que podem estar atrapalhando suas vendas na internet (plataforma, ausência de controle de estoque, fluxo de caixa e marketing são algumas delas).
E, a partir daí, elaborar uma metodologia exclusiva para seu e-commerce, trabalhando na correção das falhas encontradas e no desenvolvimento de estratégias moldadas ao tipo, estrutura e condições de seu negócio.
Agora que conhecemos a dinâmica da consultoria de e-commerce, podemos ter maior clareza sobre como aumentar as vendas de seu negócio contratando este tipo de serviço:
Procure optar por um tipo de consultoria que trabalhe com negócios semelhantes ao seu e que ofereça a ajuda que precisa, dentro das condições atuais de sua empresa.
Lembre-se: estamos em busca de auxílio e não mais problemas. Faça uma análise de seu orçamento e dos planos oferecidos por cada empresa e opte por aquela que melhor se encaixar na situação atual de seu e-commerce.
Muitas vezes, ao iniciar seu negócio, o empreendedor desenhou de maneira equivocada ou imprecisa seu público-alvo, ofertas e plataforma de loja virtual escolhida.
Sendo assim, valide novamente, em parceria com os consultores, seu modelo de negócio, para que juntos, consigam articular melhor como aumentar as vendas e traçar novas metas.
Embora o dono do negócio seja especialista em seu ramo de atuação, a especialidade da consultoria é criar estratégias de venda. Para isso, é importante adotar os conselhos propostos pelos consultores e confiar nas estratégias desenvolvidas, por mais que, a princípio, elas pareçam ineficazes a seus olhos.
O objetivo da equipe de consultoria é o mesmo que o seu: definir como aumentar as vendas. Sendo assim, implemente as diretrizes propostas, pois as chances de sucesso são grandes.
Caso esteja em dúvida sobre qual empresa contratar, observe alguns pontos importantes na hora de decidir:
Ao pesquisar uma consultoria, procure por casos de sucesso relacionados à empresa que o está oferecendo. Investigue quantos clientes essa empresa atendeu, quais foram os resultados e qual o feedback recebido.
É importante que esse sucesso seja tangível e evidente através de números e avaliações dos clientes anteriores.
Não há como aumentar as vendas de seu e-commerce priorizando uma consultoria que não saiba sobre o nicho do seu negócio.
É essencial optar por uma consultoria que já tenha trabalhado com este nicho anteriormente, pois ela terá mais experiência e informações relevantes para você.
Caso você trabalhe com um nicho específico e não consiga encontrar uma empresa de consultoria que já tenha trabalhado com ele, priorize aquela cuja experiência mais se aproxime da realidade de seu e-commerce.
Por fim, uma boa consultoria de e-commerce oferece, acima de tudo, crescimento gradativo e consistente. A função do consultor é a de construir, em parceria com o empreendedor, uma base sólida para seu e-commerce.
Com o tempo, o empreendedor torna-se independente, pois a consultoria também tem caráter educativo e de desenvolvimento. Portanto, além de como aumentar as vendas, pense em como este serviço poderá lhe oferecer conhecimentos valiosos sobre e-commerce.