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Marketing de Causas: a importância do propósito nas empresas

EMPREENDEDORISMO
Gabriela Vitória
Redatora
12
min leitura

Segundo dados da pesquisa Edelman Trust Barometer, realizada em 2020, 97% dos consumidores brasileiros esperam que as marcas desenvolvam ações para resolver problemas sociais. 


Essa preocupação vem crescendo cada vez mais e empresas que buscam se diferenciar no mercado e fazer a diferença na prática não podem deixar de conhecer e implementar ações relacionadas ao Marketing de Causas. 


Mas, antes de começar a planejar essas estratégias, é importante entender o que é essa estratégia e como ela funciona.

O que é o Marketing de Causas?

A estratégia que vem chamando a atenção de empresas que buscam fazer a diferença nada mais é do que uma forma de aliar sua marca a causas sociais e ambientais.


A ideia é traçar objetivos para que a empresa possa contribuir com a sociedade por meio de ações como parcerias com ONGs, eventos de arrecadação de recursos e diversas outras.  


Sempre, é claro, com responsabilidade social e muita transparência.


Pensando na importância da adoção dessa estratégia atualmente, listamos algumas dicas para te ajudar a gerar impacto social com o seu negócio de forma transparente, segura e eficaz. 


Gabriela Pagliari 

 

Marketing - Polen

7 passos para implementar o marketing de causa na sua empresa

  1. Defina um propósito para a sua marca.

O que o mundo perde se a sua empresa deixar de existir hoje? Esse questionamento é importante para entender quais ações são tomadas dentro da sua empresa, direcionando-a para os caminhos que a levem até o lugar pretendido. 


Por exemplo, se o propósito da  sua marca é tornar-se 100% sustentável e eco-friendly até 2022, é necessário que planejamentos sejam feitos para levá-la até esse objetivo. 

  1. Conheça os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU  

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs 17 objetivos para governos, empresas e sociedade ajudarem a tornar o mundo um lugar mais justo, igualitário e sustentável.


Pense em ações que a sua empresa possa tomar para ajudar a cumpri-los.



Ao conhecer e se comprometer com alguns desses objetivos, sua empresa pode consolidar o propósito proposto e mostrar aos seus clientes quais ações ela vem desenvolvendo para ajudar a cumprir esses objetivos. 

  1. Escolha causas que se conectem com o propósito da sua empresa.

Tendo escolhido as ODS que fazem sentido para o seu negócio, encontre e conecte-se com causas que atuem neste objetivo. 


Vamos supor que a sua empresa seja do ramo de cosméticos cruelty-free - não testa em animais e produz todos os produtos a partir de insumos veganos. Não seria interessante apoiar causas sociais relacionadas à proteção animal e ambiental? 


Escolher aquelas que estão relacionadas ao propósito da marca ajudará sua empresa a delinear com mais clareza as ações que pretende tomar para alcançar o impacto social pretendido.


Isso também é importante para deixar claro aos seus clientes que a escolha não foi aleatória, e sim escolhida em sintonia com o propósito da marca. 

  1. Avalie as ações da sua empresa

Reflita sobre as ações da sua empresa. Quais aspectos podem ser melhorados para tornar a sua empresa mais sustentável?

No aspecto ambiental: 

As organizações devem encontrar meios de minimizar ao máximo os impactos ambientais na confecção de seus produtos, fazer a correta destinação de resíduos e ser corresponsável nas ações de reciclagem. 

No aspecto econômico: 

As empresas conscientes geram recursos financeiros sem afetar o ecossistema ao seu redor, ou seja, o desenvolvimento econômico sustentável jamais é sustentado às custas de más condições de trabalho ou à degradação do meio ambiente. 


A prestação de contas é clara, acessível e entendível a todos os investimentos são feitos de forma consciente. 

No aspecto social: 

É importante ter ações contínuas tanto internas como externas que envolvam os colaboradores, clientes e a comunidade. Programas de voluntariado promovem o interesse e a participação do time, assim como destinar uma porcentagem do lucro da empresa para causas sociais. 


É fundamental medir o impacto e apresentar os resultados gerados de forma pública e transparente. 

  1. Coloque em prática sua preocupação e apoie causas sociais com o seu negócio

Que tal dar a oportunidade aos seus clientes de, a cada compra, ajudarem uma instituição? 


Essa estratégia vai além do óbvio e dá ao seu cliente um motivo a mais para fechar a compra, pois mostra que sua empresa está tomando ações práticas e eficazes para fazer a diferença. 


Com o Polen, sua marca pode doar de forma prática e transparente para instituições sérias e certificadas pela plataforma. Além disso, sua empresa pode mostrar aos seus clientes quanto já foi doado por meio da página de transparência.

  1. Pratique a comunicação institucional por meio das suas redes sociais

Utilize as redes sociais da sua empresa para divulgar as ações que vêm sendo tomadas em prol da sociedade. 


Planeje eventos, rodas de conversa online com representantes de ONGs que sua marca apoia, divulgue ações sustentáveis, assim, além de mostrar que sua empresa está construindo um legado sustentável, sua marca também fará com que outras pessoas comecem a repensar suas ações e busquem torná-las mais sustentáveis.

  1. Tenha consistência 

Se a sua empresa falar sobre sustentabilidade apenas em datas comemorativas, como na Semana do Meio Ambiente, você terá problemas. 


O Marketing de Causas não é uma ação pontual e, para gerar impacto social de verdade e fidelizar seus clientes, precisa ser continuamente desenvolvido e se tornar parte da identidade da empresa. 


Ao adotar essa estratégia no seu negócio, é preciso, acima de tudo, comprometimento, responsabilidade social e transparência. Para aplicar o Marketing de Causas pensando nesses pilares, o Polen pode te ajudar. 


Com a ferramenta, sua marca pode se conectar a causas sociais sérias e comprometidas com a sociedade, garantindo praticidade e transparência por meio de vários benefícios.


O Polen te ajuda com campanhas mensais relacionadas às causas sociais apoiadas, divulgação nas redes sociais e página de transparência personalizada e  muito mais. 


Tudo isso para que seus clientes possam ver continuamente como seu negócio tem contribuído com o bem-estar da sociedade. Incrível, né?!


Gabriela Pagliari - Marketing da Polen