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5 maneiras de divulgar o agendamento online de consulta

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
13
min leitura

O agendamento online de consultas pode contribuir tanto para a satisfação dos seus pacientes atuais quanto para a conquista de novos clientes. Mas, para tudo isso, é preciso acertar na hora da divulgação. 


Assim como a implementação de qualquer outro processo na empresa, a adoção do agendamento online de consultas requer paciência. No começo, é comum ter dificuldades e não conseguir usufruir de todos os benefícios da ferramenta. 


No entanto, depois da adaptação inicial, é bem provável que você não abandone mais a agenda online. Para te ajudar a entender mais sobre todos os benefícios e como divulgar o agendamento online de consultas, preparamos este conteúdo. 


Continue a leitura até o fim!

Como funciona o agendamento online?

A competitividade do mercado cresce diariamente. Por isso, até mesmo clínicas e consultórios precisam buscar meios para conquistar novos clientes. O melhor caminho para isso é proporcionar um atendimento incrível desde o primeiro contato até a finalização da consulta.


E é aí que entra o agendamento online


A ferramenta permite que o cliente tenha acesso a agenda eletrônica da clínica por meio de um link. Em seguida, ele pode escolher o melhor dia e horário e realizar o agendamento. Assim, ele não precisa se preocupar em ligar ou mandar uma mensagem para a clínica.


Do mesmo modo, você não precisa interromper a rotina para verificar quais são os horários disponíveis e informar ao paciente. Conheça a seguir os principais benefícios. 

Quais as principais vantagens do agendamento online de consultas?

Em meio a uma rotina tão agitada, é difícil separar um tempo no meio dia para fazer uma ligação, mesmo que seja para marcar uma consulta. O mais comum é "mais tarde eu ligo lá". E, quando o paciente se lembra de ligar, pode ser que a secretaria não consiga atender. 


Ou quem sabe, o expediente da clínica já foi encerrado. O paciente, que precisa realizar a consulta, provavelmente irá buscar outro meio de solucionar o seu problema. Por exemplo, marcando a consulta em uma clínica que disponibiliza a facilidade do agendamento online. 


Conheça, a seguir, os principais benefícios do agendamento online de consulta: 


  • Facilidade e praticidade para o paciente

  • Melhor experiência com a sua clínica;

  • Favorece a fidelização;

  • Contribui para aumento no número de agendamentos;

  • Reduz o índice de marcações de consultas erradas;

  • Sua agenda disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana;

  • Reforça a presença digital da sua clínica;

  • Vantagem competitiva;

  • Melhor aproveitamento do tempo da equipe. 

Porque divulgar o agendamento online?

Até aqui já vimos o quanto o agendamento online de consulta pode ser eficiente. Mas, para que ele realmente funcione, é preciso que o cliente encontre a agenda da clínica, certo?! Para isso, vale a pena usar de diferentes meios e canais para divulgar o seu agendamento online. 


Assim, sempre que o cliente precisar, ele não terá dificuldades em encontrar a agenda. Além disso, no começo, você precisará se esforçar para "educar" o paciente a adotar o agendamento online, no entanto, com o tempo, ele realizará todo o processo sozinho.


Por fim, o agendamento online pode ser vinculado às estratégias de marketing digital e auxiliar na aquisição de novos clientes para a clínica.  

Como divulgar o agendamento online de consulta?

Como vimos, a sua agenda online fica disponível por meio de um link e é ele que será divulgado. Então, finalmente, vamos às dicas! Conheça 5 maneiras de divulgar o agendamento online de consulta. 

  1. Avise para os seus clientes

O primeiro passo para divulgar o agendamento online de consulta é por meio da comunicação direta. Peça às secretarias para que, quando um cliente ligar, elas o orientem sobre o agendamento online. Se der, avise também sobre a ferramenta durante a consulta. 


Além disso, envie o link da sua agenda online para todos os seus clientes que estão no WhatsApp da empresa e explique sobre a novidade. Mande também SMS e e-mail. Se a sua clínica tiver uma URA, altere a mensagem para informar como o cliente pode acessar a sua agenda online.

  1. Esteja presente na internet

A sua agenda online precisa estar em todos os canais de comunicação da clínica na internet. Portanto, coloque o link da agenda no site da empresa e no Google Meu Negócio. Assim, sempre que o cliente buscar pelo telefone da sua clínica, ele também encontrará a agenda.


Além disso, o link do agendamento deve ser espalhado por todo o site para que o paciente não tenha dificuldades para encontrá-lo. Vale lembrar que o site é uma ferramenta para captar novos clientes, portanto, a agenda online estará alinhada a sua estratégia de marketing digital. 

  1. Utilize a lista de transmissão do WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta muito eficiente para divulgar o agendamento online. Afinal, todo mundo usa o aplicativo e ele ainda conta com o recurso de lista de transmissão. Portanto, prepare uma mensagem com o link da sua agenda e envie para os clientes da clínica. 


Ao utilizar o recurso de lista de transmissão, cada cliente receberá uma mensagem de forma individual, como se você tivesse enviado somente para ele. Ah! Outra boa dica é colocar o link da agenda na parte de informações sobre a empresa dentro do WhatsApp. 

  1. Aproveite o alcance das mídias sociais

Quanto mais eficiente for a sua maneira de divulgar o agendamento online, mais chances você terá de ver a sua agenda lotada. Por isso, também aproveite o alcance das suas redes sociais e das redes sociais da clínica. Principalmente, Facebook e Instagram. 


No Facebook você pode integrar botões com o link para a plataforma de agendamento. No Instagram é possível utilizar uma ferramenta, como o gerador de link do Instagram da nuvemshop, para agrupar todos os seus links em um só e adicioná-los a sua bio. E não se esqueça das publicações no Feed e History.

  1. Coloque a sua agenda nos materiais da empresa

Mais do que um benefício, a agenda online é um diferencial. Portanto, vale a pena divulgá-la em todos os canais. Para isso, inclua o link da sua agenda (se possível um QR Code) em folders promocionais, lembranças e até mesmo na recepção da clínica.


Afinal, enquanto o cliente aguarda pelo atendimento, ela observa toda a recepção. Certamente, um cartaz com o QR Code da sua agenda chamará a atenção. Ali mesmo ele pode pegar o link da agenda e guardar para marcação da próxima consulta. 

Ainda não tem uma ferramenta de agendamento online?

Como vimos, o agendamento online de consultas é um recurso indispensável para clínicas e consultórios. No entanto, a implementação da ferramenta depende de um processo bem feito e contínuo de divulgação. 


Ah! E se você ainda não tem o agendamento online na sua clínica ou pretende trocar de sistema, você precisa conhecer o Simples Agenda! Além de todos os benefícios aqui citados, o sistema também conta com envio automático de lembretes de agendamento para os clientes.


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