Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Melhor ERP: conheça os 8 melhores do mercado

EMPREENDEDORISMO

Redator Simples Agenda
16 min leitura 15/06/2021

A gente sabe que um bom ERP é indispensável na rotina empresarial. Afinal, o software é capaz de automatizar processos e integrar informações de diversos setores, o que permite que o gestor obtenha dados precisos e ganhe tempo na execução de tarefas.


No entanto, diante de tantos softwares disponíveis no mercado, sempre surgem dúvidas sobre qual o melhor sistema ERP. 


A boa notícia é que com tantas opções, certamente, você encontrará um sistema altamente eficiente que atenda perfeitamente às necessidades do seu negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. Para te ajudar nessa missão, preparamos este artigo. 


Nele, explicamos o que é um ERP e quais são os principais benefícios desse sistema para a sua empresa. Além de mostrarmos dicas de como escolher o melhor ERP para o seu negócio e, é claro, algumas sugestões dos melhores ERPs do mercado. 


Vamos lá?!

O que é um ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que em português significa Planejamento de Recursos Empresariais. 


O ERP é um tipo de software usado pelas empresas para gerenciar e integrar as atividades de um negócio no seu dia a dia, como compras, vendas, finanças, estoque e muito mais.


Depois que as informações são lançadas no sistema ERP elas podem ser acessadas por todos os departamentos. Assim, o setor de compras, por exemplo, pode verificar o nível de estoque com base nas baixas dadas pelo setor de vendas. E, então, planejar as compras. 


Simplificando, um sistema ERP ajuda a unir pessoas e processos em uma organização para tornar as atividades da empresa mais enxutas e eficientes. Mas para isso, é essencial saber como escolher o melhor sistema ERP para a sua empresa!

Quais são os principais benefícios do ERP?

Existem vários motivos que fazem com que uma empresa adote um sistema ERP. Dentre eles podemos destacar: 


  • redução de custos operacionais por meio de um sistema de ERP completo;

  • menor risco de falhas nas informações por ser um sistema integrado;

  • melhor gestão devido à colaboração de informações entre os diversos departamentos;

  • decisões mais rápidas por conta da atualização das informações em tempo real;

  • eliminação de tarefas manuais, o que permite que os funcionários possam se dedicar em outras tarefas mais importantes. 


Você também pode se beneficiar com um sistema ERP! Então, veja, a seguir, como escolher o melhor sistema ERP para o seu negócio. 

O que avaliar na hora de escolher o melhor ERP?

Existem milhares de ERPs disponíveis no mercado. Todos eles com diferentes recursos, objetivos e, claro, preços. Por isso, a resposta para a pergunta "qual é o melhor ERP?" não é tão simples quanto parece. 


Por essa razão, separamos algumas dicas do que avaliar na hora de escolher o melhor ERP para o seu negócio. Confira:

Recursos-chave

Os componentes de um sistema ERP dependem das necessidades do seu negócio. No entanto, existem recursos-chave que todo ERP deve ter. São eles: compras, vendas, emissão de nota fiscal, controle de estoque, pagamento e recebimento, informações fiscais e relatórios de indicadores de desempenho.

Qualidade do suporte

Após a implementação do sistema ERP provavelmente você precisará recorrer ao suporte para sanar dúvidas sobre o seu funcionamento. Por isso, é importante levar em consideração também o atendimento ao cliente após a aquisição do sistema. 


Então, procure saber como funciona o suporte e por onde ele pode ser feito.

Experiência, desempenho histórico do fornecedor

Existem vários tipos de sistemas de ERP voltado para as empresas de pequeno, médio e grande portes e também para diversos setores. Diante disso, sua escolha deve levar em consideração a capacidade do fornecedor em atender às necessidades do seu tipo de negócio. 


Então, investigue cada opção de fornecedor, combinado?!

Facilidade de implementação e operacional 

O processo de implementação exige muita atenção e pode ser um pouco desgastante. Para evitar possíveis aborrecimentos, analise a facilidade de implementação do sistema e, se possível, prefira os sistemas de ERP online. 


Não deixe de avaliar também a facilidade de uso do sistema.

Melhores ERPs do mercado: quais são eles?

Aqui estão alguns dos melhores ERPs do mercado:

1. Simples Agenda ERP

O Simples Agenda é uma solução completa para gestão na nuvem. Ele oferece uma variedade de recursos, como controle financeiro, emissão de boletos e NFS-e, controle de compras, vendas e estoque, agendamento online e muito mais.


O software ainda conta com vídeos explicativos que mostram como usá-lo e uma equipe de suporte especializada. É ideal para empresas de pequeno e médio porte.


Mesmo em sua versão gratuita (disponível por 35 dias), o sistema já oferece todos os recursos que são essenciais em um ERP. 

2. Oracle NetSuite OneWorld

O ERP OneWorld atende às complexas necessidades de grandes empresas. Esse ERP conta com um sistema de gerenciamento financeiro robusto que permite que as empresas possam se ajustar à moeda, idioma e tributação da região onde estão instaladas. 


Geralmente, esse tipo de ERP não é recomendado para pequena empresa por demandar instalação diretamente no computador e por ter implantação complexa que existe treinamento da equipe.

3. SAP Business One Professional

O SAP Business One Professional também é um dos melhores sistemas ERP do mercado. Ele é uma solução de gerenciamento para todo tipo de negócio, mas pode parecer muito complexo para as pequenas e médias empresas. 


Dentre suas funcionalidades, destacam-se compras, giro de estoque e vendas.

4. Conta Azul ERP

O Conta Azul é uma plataforma de gestão financeira para pequenas empresas, que conta com funcionalidades básicas, como controle de estoque, compras e fluxo de caixa. Além de permitir a integração com sistemas de pagamento e outros.

5. Market Up ERP

O Market UP é um sistema ERP desenvolvido para atender, especialmente, às empresas optantes pelo Simples Nacional. Com ele é possível gerenciar as contas a pagar e a receber, fazer o controle de estoque, emitir relatórios gerenciais e muito mais. 


O sistema é gratuito, no entanto, segundo informações do contrato de adesão, as movimentações realizadas dentro do sistema farão parte de um compilado de dados que são compartilhados com empresas parceiras. 


Funciona como uma troca entre o uso do sistema e o compartilhamento de dados. Nada ilegal, mas há quem não goste. 

6. Microsoft Dynamics 365 

Outra opção que está na nossa lista dos melhores sistemas ERP do mercado é o Microsoft Dynamics 365. Mas, ele não é apenas um sistema de ERP, na verdade é uma plataforma com diversos aplicativos com recursos para vendas, atendimento ao cliente, marketing, entre outros recursos. 

7. Bling ERP

O Bling é um sistema de gestão online que facilita a emissão de notas fiscais e boletos, controle de estoque, controle de vendas, dentre outras funcionalidades. Além da integração com plataformas de e-commerce e marketplaces.


O ERP também é integrado com sistemas de logísticas para facilitar a entrega de produtos, portanto, é uma boa solução para quem faz frete.

8. Protheus CRM

Para finalizar a nossa lista dos melhores sistemas ERP do mercado vamos apresentar o Protheus da Totvs. Ele é um software robusto que atende a diferentes segmentos de mercado, modelos de negócio e tamanhos de operação. 


Com ele, é possível controlar o faturamento, as compras, o estoque, a folha de pagamento e muito mais.

Preparado para escolher o melhor ERP para a sua empresa?

Não há dúvidas de que um sistema de ERP pode simplificar as atividades da sua empresa, melhorando a gestão como um todo, independente do tamanho ou tipo de segmento. 


Esperamos que nossas dicas possam ajudá-lo a tomar uma decisão acertada. 


Dentre as diversas opções de melhores sistemas ERP queremos te convidar para saber mais sobre as funcionalidades do sistema ERP Simples Agenda. 


O sistema é pensado para atender as necessidades de micro, pequenas e médias empresas a um preço justo. Um dos diferenciais do sistema é a usabilidade. Afinal, o Simples Agenda foi criado para ser simples de usar. 


Aproveite para experimentar grátis por 35 dias e conheça o aplicativo do Simples Agenda com download gratuito para IOs e Android. Vamos juntos?! 


Ah! E se você tiver uma grande empresa, indústria ou pretende trabalhar com o mercado internacional, recomendamos um sistema mais complexo. Nesse caso, use este material como guia para escolher o melhor ERP para a sua empresa.