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Descubra os processos que integram as áreas de marketing e vendas

GESTÃO EMPRESARIAL

Redator Simples Agenda
14 min leitura 03/08/2021

Para conquistar o sucesso do negócio é necessário analisar diversos fatores, e um deles é a integração entre os departamentos da empresa, principalmente marketing e vendas.


Afinal, são essas as áreas responsáveis por processos que auxiliam no crescimento de uma organização e, quando trabalham de forma conjunta, podem potencializar a obtenção de resultados.


Quando os times de marketing e vendas se unem para trabalhar em prol dos objetivos estabelecidos e alinham estratégias, é possível identificar diversos benefícios.

Por que essas áreas devem estar integradas?

Com a transformação digital e o aumento de estratégias focadas em proporcionar experiências para o cliente, há uma necessidade em despertar o desejo e ter um bom discurso de venda.


Então, é neste momento que sentimos a necessidade de unir a expertise do marketing, que aborda o cliente de maneiras indiretas, gerando um relacionamento entre marca e consumidor por meio de conteúdo que gera valor.


Com a área de vendas, que é focada em continuar o trabalho que o marketing começou, usando o discurso certo para conquistar o cliente, realizar a venda e fidelizá-lo por meio de um processo bem estruturado de abordagens comerciais.


Aqui, podemos perceber que marketing e vendas, quando se unem, estão garantindo mais oportunidades de negócio e finalizando as vendas com maior assertividade. 


Não podemos esquecer, é claro, que com essa ponte criada entre ambas as áreas o lead também se torna mais preparado para receber o contato comercial.

Metodologias que unem as áreas de marketing e vendas


Vendarketing, SMarketing ou Funil em Y são metodologias utilizadas para unir as áreas de marketing e vendas e propor um novo processo. Que tal conhecê-las um pouco mais a fundo?

Vendarketing

O vendarketing exige algumas mudanças internas, adoção de novas ferramentas e, até mesmo, a reestruturação da cultura organizacional.


São redefinidos processos de acordo com o desempenho de cada área, para que juntos, marketing e vendas, possam aderir a novas estratégias e desempenhar um papel diferenciado na obtenção de resultados.

SMarketing

Muito parecido com o conceito de vendarketing, o SMarketing alinha os times de marketing e vendas para que possam trabalhar juntos. Porém, dentro dessa técnica, há algumas restrições.


Ambas as áreas possuem metas diferentes e quando elas não são batidas, as equipes ficam responsáveis por correr atrás do prejuízo de maneira individual, não prejudicando o andamento do restante do processo.

Funil em Y

O Funil em Y trabalha de uma forma diferente, mas possui princípios parecidos. Você deve estar se perguntando qual é a diferença, certo? Vamos te dizer!


No funil ocorre a união dos conceitos do inbound (marketing) e outbound 2.0 (vendas), e as metas, resultados e oportunidades são unificadas para ambas as equipes.


Há uma grande troca de informações entre os times para que todos estejam na mesma página. É comum que a gestão desses times também seja conjunta, tornando o processo ainda mais eficaz.

Como preparar as equipes?

Independente da estratégia escolhida, a maioria dos processos seguem os mesmos passos para chegar a essa união sólida entre os times de marketing e vendas e, principalmente, implementar mudanças de forma assertiva dentro do seu negócio. Confira quais são eles:

Service Level Agreement (SLA)

Service Level Agreement ou SLA é o nome de um documento que estabelece todas as metas e tarefas que devem ser desempenhadas por ambos os times. De forma clara e acessível, são determinados objetivos alcançáveis e mensuráveis.


São esses pontos que desafiarão a equipe e trarão a motivação necessária para conquistar essas metas. Mas, por outro lado, a gestão também poderá ter controle do que está sendo executado.

Realize alinhamentos

Mesmo que os objetivos estejam claros o suficiente para todos, é importante estabelecer períodos para realizar alinhamentos e reuniões para integrar ainda mais as equipes.


Nesses encontros, ideias podem surgir, dúvidas são levantadas e a comunicação entre os colaboradores se torna mais fluida, resultando em um processo ainda mais alinhado e assertivo para chegar até o cliente final.

Defina indicadores de desempenho

Para avaliar a evolução dos processos, é importante definir indicadores de desempenho que vão auxiliar na escolha de estratégias que possuam mais aderência ao seu negócio e aos objetivos que deseja alcançar.


Esses indicadores podem variar de acordo com a empresa e as metas que foram traçadas, mas são importantes para manter a alta performance do time.

Compartilhe os dados obtidos

O trabalho conjunto das áreas de marketing e vendas precisa ser avaliado com métricas precisas que possam identificar gargalos, pontos de melhoria e ajudar a definir novos passos.


Todas as informações obtidas podem e devem ser repassadas para os profissionais para que, em conjunto, eles façam alterações e correções em busca de tornar os resultados satisfatórios.

Utilize a tecnologia a seu favor

Tanto em marketing quanto em vendas existem diversos softwares e ferramentas que estão disponíveis para tornar o dia a dia ainda mais prático e didático. Então, para unir as equipes e criar pontes sólidas, encontre o que melhor atende ao seu objetivo.


Um sistema ERP é interessante para o gestor que deseja as atividades de diferentes setores e melhorar os processos internos. Ou um CRM que ajude a captar os dados dos prospects e auxiliá-lo em cada etapa do funil.


A troca de dados e informações é uma parte fundamental para que essa união seja ainda mais assertiva e apresente resultados positivos, tornando a parceria ainda mais consistente.

Entenda sobre o funil

Todas as metodologias utilizam o funil de vendas para fazer o prospect percorrer a jornada até realizar a compra e ser atendido pelo pós-vendas. Portanto, ele deve ser compreendido para que a execução das ações seja efetiva.


Inclusive, os setores de marketing e vendas possuem grande importância dentro do funil de vendas. Marketing alimentando o prospect com conteúdos de valor, aproximando o relacionamento e captando dados no topo e no meio, e vendas no fundo do funil para concluir a venda.

Benefícios obtidos com a união das áreas

Esse alinhamento proporciona diversas mudanças positivas dentro de uma empresa, o que garante colaboradores ainda mais engajados e motivados, executando um melhor trabalho em equipe e tornando o clima organizacional mais agradável.


Com a troca de informações, surgem novos insights e a descoberta de tendências. Assim, a tomada de decisões se torna mais assertiva, priorizando a facilidade e praticidade do dia a dia e a entrega eficaz para o consumidor final.


Dessa forma, os colaboradores melhoram no atendimento, na produção e na comunicação ? o que faz com que o cliente final também perceba, de forma positiva, essas mudanças.


Quando falamos nos leads e prospects, as taxas de retenção e conversão aumentam e a atração de novos prospects é feita com mais precisão. Até mesmo a fidelização do cliente é favorecida com um crescimento significativo.

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