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O que é e como fazer pesquisa de mercado?

EMPREENDEDORISMO
Gabriela Vitória
Redatora
13
min leitura

Abrir, expandir ou realocar uma empresa no mercado é um processo repleto de incertezas. Por isso, não é incomum que empreendedores tenham questionamentos como: "Será que as pessoas comprarão o meu produto/serviço? A minha localização está adequada?".


Para responder essas e outras perguntas e reduzir os riscos e incertezas na hora de tomar decisões, usa-se a pesquisa de mercado. A ferramenta dá suporte ao empreendedor na hora de investigar as intenções de compra, gerar novas ideias e conduzir os próximos passos da empresa. 


No entanto, por mais que o estudo de mercado seja um termo muito conhecido, ele não é claro para a maioria dos empreendedores. Não é à toa que muitos ainda se baseiam no "achismo" para fazer escolhas e, por isso, assumem riscos que poderiam ser evitados.


Pensando nisso, preparamos este conteúdo. Aqui você vai aprender tudo que precisa saber sobre o que é uma pesquisa de mercado e como montar a sua. Vamos lá?!

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma técnica de coleta e análise de dados relacionados à uma empresa. Seu principal objetivo é fornecer informações essenciais para o empreendedor tomar decisões mais estratégicas e seguras.


Para isso, a pesquisa de mercado permite que a empresa conheça mais sobre o seu público-alvo, hábitos de consumo, tendências de mercado, opiniões sobre o produto ou serviço, entre outros dados. 


No fim das contas, tudo isso é fundamental para reduzir os níveis de incerteza e evitar riscos desnecessários. Portanto, a estratégia se faz importante em empresas de todos os portes e segmentos do mercado. 

É realmente importante fazer pesquisa de mercado?

Antes de tudo, a resposta é sim. Isso porque a pesquisa - também chamada de estudo de mercado - é uma forma de coletar informações importantes para conduzir estratégias em qualquer estágio da vida de uma empresa. 


Há quem ainda acredite que a pesquisa de mercado é uma mera análise da concorrência. Mas, isso não é verdade. A ferramenta pode envolver diversos outros tipos de dados que trazem um panorama completo sobre o ambiente em que a empresa está inserida.


Além disso, ela é importante para identificar desafios e falhas. Isso porque a pesquisa de mercado colabora para a criação de novas ideias ao analisar necessidades do público alvo que ainda não foram exploradas. 


Ainda não está convencido?! Então, conheça mais vantagens da pesquisa de mercado:


  • Viabilizar a sua ideia - seja ela criar uma empresa, expandir ou realocar;

  • Informações reais;

  • Testar novos produtos;

  • Conhecer seu público-alvo;

  • Identificar oportunidade;

  • Analisar a concorrência. 

Como obter as informações da pesquisa?

Para obter as informações da sua pesquisa de mercado você pode utilizar de duas estratégias diferentes, sendo elas:


  • Pesquisa primária: nesse caso a própria empresa realiza a pesquisa de mercado, por exemplo, por meio de aplicação de questionários para o público-alvo. O gestor pode fazer isso sozinho ou contratar um profissional para essa finalidade. 

  • Pesquisa secundária: aqui a empresa utiliza dados coletados de outras pesquisas. Por exemplo, dados do Google Trend, artigos científicos, relatórios e guias disponibilizados na internet. 


A seguir você vai aprender o passo a passo de como fazer uma pesquisa de mercado utilizando as duas estratégias. Acompanhe.

Como fazer uma pesquisa de mercado: passo a passo

Fazer pesquisa de mercado é um dos processos mais importantes do empreendedorismo. Conheça a seguir o passo de como fazer:

  1. Defina os objetivos da sua pesquisa

O primeiro passo é definir qual é o objetivo da sua pesquisa de mercado. Por exemplo, você pretende conhecer melhor o comportamento do seu público-alvo? Quer validar o seu produto no mercado? Entender melhor uma possível tendência de mercado?


Ter o objetivo da sua pesquisa bem definido te ajuda na hora de montar as perguntas, evitando que você crie um questionário longo com informações desnecessárias. Do contrário, você pode acabar com diversas conclusões que não serão usadas para nada. 

  1. Determine quem é o público alvo da sua pesquisa

Em seguida é importante definir quem você quer atingir com a sua pesquisa, ou seja, quem é o seu público-alvo. Isso porque de nada adianta criar um questionário para seus parentes ou familiares responderem, afinal, muito provavelmente eles não serão imparciais. 


Portanto, pense quem serão os seus potenciais clientes, por exemplo, jovens até 22 anos, e faça uma pesquisa voltada para eles. Além disso, defina qual é a amostragem ideal - isto é - quantas pessoas deverão responder para que a sua pesquisa seja válida. 

  1. Escolha o método da sua pesquisa

Agora é a hora de definir como você vai coletar os dados para a sua pesquisa de mercado. Para fazer isso existem diversos caminhos, por exemplo: criar um questionário no Google e divulgar para o público-alvo ou ir a campo e fazer pesquisa com pessoas na rua.


Ah! Você também pode fazer a leitura de artigos, revistas e analisar dados do Google Trends. Essa ferramenta, inclusive, é especialmente útil para acompanhar tendências de mercado. Na imagem abaixo, por exemplo, é possível ver o crescimento das buscas por "blusa de frio" de acordo com a época do ano. 

  1. Monte o roteiro da sua pesquisa

Agora que você já escolheu quais serão os métodos utilizados (lembrando que você não precisa escolher somente um), é hora de criar o roteiro para a sua pesquisa. Ou seja, as perguntas que vão compor o seu questionário. 


Nessa etapa a objetividade é fundamental. Até porque ninguém gosta de responder formulários enormes, com muitas questões abertas e que levam muito tempo. Portanto, coloque somente as perguntas que vão te ajudar a chegar no seu objetivo. 

  1. Inicie a pesquisa e mensure os resultados

Pronto! Chegou o momento de aplicar o questionário para o público e, depois, analisar todas as informações obtidas. Para isso, agrupe todas as respostas do questionário, por exemplo em uma planilha do Excel, e encontre pontos de interseções entre elas. 


Depois disso, tente relacionar as respostas com os outros métodos de pesquisa que você fez (caso tenha feito). Por exemplo, relacione os resultados do Google Trend com as respostas que você obteve do público. Tenho certeza que você conseguirá obter resultados valiosos.


Que tal aprender ainda mais?

Como vimos, fazer pesquisa de mercado não é simples, mas é fundamental para o sucesso de qualquer empresa - da micro à grande. Por isso, separamos aqui uma dica incrível para você dominar o estudo de mercado de ponta a ponta: o curso de pesquisa de mercado gratuito. 


No material você vai aprender toda a estrutura de uma pesquisa de mercado, como elaborar, como definir o público-alvo, a amostra e como coletar dados. Ah! Você também vai entender com mais detalhes como tabular os dados, elaborar relatórios e muito mais. 


Incrível, né?! Lá você vai tirar todas as suas dúvidas e conseguirá montar sua própria pesquisa! Faça já sua matrícula grátis e saia na frente! E não deixe de conferir os demais cursos online e gratuitos do GINEAD. Lá você encontra a informação que você precisa sem sair de casa!