Simples Agenda Blog para pequenas empresas

8 dicas para fidelizar pacientes na sua clínica

CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS
Gabriela Vitória
Redatora
0
min leitura

Quem não gosta de receber um atendimento incrível?! Fidelizar pacientes tem muito a ver com a experiência que o cliente tem com a sua clínica desde o primeiro contato até a pós-consulta.


Se ele se sente acolhido e satisfeito com o resultado do tratamento é muito provável que ele marque novas consultas e ainda, naturalmente, indique a clínica para amigos e familiares.


E é por isso que fidelizar pacientes é uma etapa decisiva na hora de aumentar o número de atendimentos da sua clínica e superar a alta competitividade no mercado.


Mas, afinal, como criar estratégias para fidelizar pacientes na sua clínica?!


Para te ajudar, preparamos este conteúdo. Aqui você vai conhecer 8 dicas incríveis para transformar seus pacientes em fãs. Mas, antes, vamos entender um pouco mais sobre a importância da fidelização. Confira!

Porque é tão importante fidelizar pacientes?

Fidelizar pacientes é sobre criar fãs para a sua marca. E, certamente, você já teve essa sensação.


Sabe quando você recebe um atendimento que te faz sentir especial e ainda fica satisfeito com o resultado do serviço contratado?! 


A partir daí toda a vez que alguém comenta "estou precisando de tal serviço" você responde "eu conheço um lugar ótimo". Esse é o resultado da fidelização.


Mas, não é só isso. Conheça a seguir mais algumas vantagens de fidelizar pacientes.

A lealdade do paciente satisfeito

O paciente fiel a sua clínica é aquele que sempre retorna quando precisa de um novo atendimento. Ou seja, a fidelização permite que você gere vendas frequentes. 


Para clínicas e consultórios isso é especialmente importante, uma vez que ter uma quantidade razoável de clientes permanentes pode ser o suficiente para pagar os custos fixos da clínica ou consultório. Portanto, a fidelização contribui para a saúde financeira.


Outra grande vantagem é que o paciente satisfeito não cede às estratégias da concorrência. Isso porque, mesmo que o seu serviço seja um pouco mais caro, o paciente não tem problema em pagar um preço justo por um serviço que lhe deixa satisfeito.

Fidelizar clientes é mais barato do que conquistar novos

Conquistar um novo cliente é um processo lento e que requer investimento financeiro. 


Isso porque o paciente passa por uma jornada de compra que envolve uma série de etapas antes de fechar com a sua clínica.


Primeiro ele precisa encontrar a sua clínica em algum meio de divulgação, depois entrar em contato, agendar uma consulta, realizar o orçamento e avaliar se vai (ou não) fechar negócio. 


Já um cliente atual da sua clínica não precisa passar por todas essas etapas, o que representa uma grande economia de custos e de tempo, sem reduzir o faturamento. 


Com resultado, de acordo com um dos maiores estudiosos do marketing: Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa entre cinco e sete vezes mais do que manter o atual. 

O cliente satisfeito é um embaixador da sua marca

Os clientes fiéis funcionam como embaixadores da sua marca, isto é, promovem o seu serviço naturalmente, falando bem do atendimento e indicando a clínica para outras pessoas.


Portanto, fidelizar pacientes proporciona o aumento da cartela de pacientes, auxiliando na expansão da sua clínica de maneira orgânica.

Como fidelizar pacientes na sua clínica?

Agora que já entendemos o quanto é importante fidelizar pacientes, vamos às dicas! Conheça a seguir 8 estratégias para transformar seus pacientes em embaixadores da sua marca.

  1. A fidelização começa antes do atendimento

No começo do texto falamos que a fidelização de pacientes envolve uma série de etapas: desde o momento que ele encontra a sua empresa até o pós-venda, certo?!


Portanto, a fidelização já começa quando o cliente identifica que tem um problema e procura uma clínica especializada para solucioná-lo.


Para que ele encontre o seu consultório, é necessário estar presente na internet e simplificar os canais de contato. Nesse caso, uma boa dica é ter um site bem posicionado no Google ou cadastrar a sua clínica no Google Meu Negócio


Nos dois casos, vale a pena deixar disponível o telefone para o contato e a agenda online, em que o próprio cliente consegue agendar a consulta sem burocracia. Esse tipo de facilidade pode fazer com que o paciente escolha a sua clínica ao invés da concorrente.

  1. Prepare a sua equipe 

A sua equipe também tem um papel importante na fidelização de pacientes, porque, na maioria das vezes, os recepcionistas são os primeiros a terem contato com o cliente.


Portanto, treine seus colaboradores para que eles prestem um atendimento cordial no pré e no pós-vendas. Peça para que eles se coloquem à disposição e atendam prontamente em caso de dúvidas.


Outra boa dica é investir em ferramentas que simplificam a rotina dos profissionais, de modo que eles tenham mais tempo para atender os pacientes com calma e simpatia. 


Por exemplo, o sistema de agendamento online é capaz de enviar, automaticamente, lembretes de consultas para os pacientes com horário marcado. 


Ou seja, o recepcionista não precisará passar o dia fazendo ligações para confirmar consultas e passará a ter mais tempo disponível para atender e auxiliar os pacientes.

  1. Crie um ambiente aconchegante

Outro passo importante para fidelizar pacientes é investir em um ambiente acolhedor, tanto na recepção quanto no consultório.


Isso melhora a percepção do paciente em relação à clínica e elimina aquela sensação de frieza de um ambiente hospitalar.


A boa notícia é que até mesmo detalhes simples podem deixar seus espaços mais aconchegantes.


Por exemplo, mantenha o ambiente sempre limpo, forneça cadeiras confortáveis, televisão ou música ambiente e bebedouro. Deixe também um espaço com um cafezinho e balas para mimar seus pacientes.

  1. Conheça o seu paciente

Ter vasto conhecimento técnico-científico é primordial, mas não é o único critério para fidelizar pacientes. Para cativá-los, o profissional da saúde deve conhecer seus clientes.


E isso não se resume a dar um ?bom dia? seguido do nome. Na prática clínica é preciso de fato entender o paciente, suas queixas e fazê-lo se sentir acolhido.


Para isso, tire um tempo da consulta e construa um relacionamento de confiança médico-paciente, ouvindo o cliente com atenção e preenchendo a ficha anamnese.


Também é fundamental mostrar o seu comprometimento com o caso, deixando o paciente seguro de que escolheu o profissional certo.

  1. Tenha uma comunicação eficiente

Do mesmo modo que é importante ouvir o paciente, o profissional da saúde também deve saber como se comunicar.


Para começar, evite usar termos técnicos da profissão que, muitas vezes, são incompressíveis para o paciente. Opte por uma linguagem clara, objetiva e transparente.


Explique para o paciente quais serão os próximos passos do tratamento e justifique o porquê de cada exame ou medicamento.


Afinal, quando o paciente se sente perdido no tratamento ele não adere às recomendações e prescrições médicas e ainda sai insatisfeito com o atendimento.

  1. Ofereça atendimentos humanizados

O paciente que procura um profissional da saúde, muitas vezes, está enfrentando uma patologia e está em um momento mais sensível.


Portanto, o profissional da saúde deve ter empatia e priorizar um atendimento humanizado e acolhedor.


Para isso, uma boa dica é se colocar no lugar do paciente e prestar um atendimento semelhante ao que você gostaria de receber. 


Também é importante prezar pela pontualidade, evitando que a sala de espera fique cheia. Inclusive, os atrasos são alvo de reclamações e podem prejudicar a fidelização de pacientes.


Para evitar imprevistos, o melhor caminho é realizar uma boa gestão da agenda da sua clínica. Nesse caso, mais uma vez a agenda online pode ser uma grande aliada. Entenda como ela funciona.

  1. Mantenha o relacionamento pós-consulta

O pós-venda também tem um papel importante na fidelização do paciente, principalmente, para que ele não se esqueça de você.


Até porque diariamente recebemos milhares de informações e é difícil se lembrar de tudo, inclusive, de todos os lugares que você foi bem atendido.


Como resultado, para não perder todo o trabalho de fidelização, o melhor caminho é continuar em contato com esse paciente.


Para isso, você pode enviar SMS avisando o oferecimento de um novo serviço, pacotes promocionais ou parabenizando-o pelo aniversário, por exemplo.

  1. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia simplifica e automatiza boa parte da nossa rotina e, na área da saúde, isso não é diferente. Atualmente, existem softwares de gestão criados para clínicas e consultórios de diferentes especialidades. 


O sistema é pensado para tornar a rotina do profissional da saúde mais ágil e organizada, de modo que sobra mais tempo para que ele se dedique ao que mais importa: o paciente.


Para tudo isso, um software de gestão para clínicas otimiza uma série de processos, desde agendamento de consultas até o controle financeiro.


As funcionalidades de agenda online e agendamento online, por exemplo, reduzem erros na hora de marcar consultas, o índice de não comparecimento e ainda evitam atrasos.


Quer saber mais?! Então, acesse o link e entenda como funciona um software para clínica.

Preparado para fidelizar pacientes?

Como vimos, fidelizar pacientes não é uma tarefa simples nem rápida. Mas, por meio da organização dos processos é possível conquistar excelentes resultados e aumentar o número de atendimentos.


Gostou do conteúdo?! Então, continue acompanhando o blog do Simples Agenda! Toda semana lançamos novas dicas para você melhorar a gestão da sua clínica.