Simples Agenda Blog para pequenas empresas

Como aumentar a eficiência no controle de equipamentos?

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
13
min leitura

Se você trabalha com prestação de serviços, certamente, precisa ter um bom controle de equipamentos. Afinal, a organização dos processos internos impacta diretamente na experiência que o cliente terá com a sua empresa.


Além disso, o controle eficiente de equipamentos representa economia de tempo, aumento da produtividade e ainda colabora para excelência na prestação do serviço.


No entanto, diversos empreendedores têm dificuldades em realizar o controle de equipamento ou simplesmente ainda não deram a devida atenção para esse setor. 


Se esse é o seu caso, você está no lugar certo! Neste conteúdo, você vai conhecer algumas dicas de como aumentar a eficiência no cadastro e controle de equipamentos.

O que é controle de equipamentos?

O controle de equipamentos envolve um conjunto de processos para organizar e melhor aproveitar os patrimônios de uma empresa.


Por exemplo, o controle adequado possibilita que o mesmo item seja usado por diferentes pessoas da equipe sem que se tenha dor de cabeça. 


Do mesmo modo, é possível acompanhar o patrimônio portátil que fica com os funcionários e ainda realizar locações do equipamento.

Por fim, o processo também é importante para simplificar a localização dos itens e o acompanhamento da manutenção preventiva. 

Qual a importância de melhorar o controle de equipamentos?

Quando o controle de equipamentos é realizado manualmente (ou pior ainda, por "olhomêtro"), a empresa fica sujeita a erros que podem impactar tanto no atendimento ao cliente quanto no faturamento.


Imagine, por exemplo, realizar o agendamento com um cliente, mas na hora do compromisso, não ter o equipamento disponível na empresa?! Certamente, a situação causará desconforto e insatisfação no consumidor.


Em longo prazo, a sequência de erros impacta na lucratividade e na imagem da empresa no mercado. 


Além disso, realizar o controle adequado dos equipamentos colabora para aumento da produtividade interna e economia de tempo, uma vez que a equipe facilmente saberá onde está o equipamento e quando ele estará disponível.

Como fazer controle de equipamentos com eficiência?

Preparado para começar?! Então, confira 4 dicas para melhorar o controle de equipamentos da sua prestadora de serviços.

  1. Faça manutenções preventivas

Impossível manter um bom controle de equipamentos sem realizar as manutenções preventivas. Afinal, de nada adianta ter o patrimônio disponível para uso, se na hora de utilizá-lo, ele apresentar problemas, não é mesmo?!


Por isso, invista tempo e recursos em manter o bom funcionamento dos seus equipamentos. Além de ser uma medida estratégica, também garante redução dos custos em longo prazo por aumentar a vida útil do item.

  1. Utilize um software de controle de equipamentos

O ideal é que o controle de equipamentos seja simples e eficaz e, para isso, existe o software para cadastro de equipamentos. Nele é possível organizar, agendar e administrar os patrimônios de uma empresa.


O sistema também permite o acompanhamento eficiente sobre o status de cada equipamento - em tempo real - do que está disponível e do que está locado. Tudo isso simplifica a visualização e acelera a rotina. Prático, né?!

  1. Cadastre seus equipamentos

O próximo passo para ter eficiência no controle de equipamentos é realizar um inventário do patrimônio da sua empresa. Para isso, o melhor caminho ainda é contar com a ajuda de um sistema de gestão que tenha o recurso cadastro de equipamentos.


Dentro do sistema você poderá registrar cada item de acordo com a categoria dele, número de série, lote, modelo, entre outros detalhes. Assim, ficará muito mais simples saber quais são os equipamentos da sua empresa e quais estão disponíveis.

  1. Padronize processos

Utilizar planilhas ou cadernos para controlar os equipamentos é um processo lento e sujeito a erros. O ideal é optar pela padronização dos processos e garantir que todas as informações estejam centralizadas no sistema de gestão.


Até porque tudo fica mais simples quando todos os colaboradores são orientados a usar um único sistema e preencher sempre o mesmo documento. Isso evita a perda de informações, melhora o controle e aumenta a produtividade.

  1. Tenha controle de locações

Alugar equipamentos é uma excelente opção de investimento. No entanto, para que a estratégia funcione bem é necessário ter um bom controle do que entra e sai na sua empresa, além de monitorar a agenda, o financeiro, entre diversos aspectos.


Nesse contexto, mais uma vez, o software de controle de equipamentos faz toda a diferença. O sistema permite, inclusive, que você gerencie e crie contratos, além de simplificar a visualização e centralização das informações.

Porque utilizar um software para cadastro de equipamentos?

Já se foi o tempo em que a gestão empresarial era realizada por meio de planilhas ou blocos de papel. Hoje, a evolução e competitividade do mercado exigem que empresas se atualizem e, consequentemente, automatizem processos.


Até porque realizar a controle manualmente ou utilizar dados desatualizados pode complicar ainda mais a gestão, além de aumentar o número de erros e retardar os processos internos. 


Por isso, cada vez mais empresas adotam softwares de gestão empresarial, inclusive, com o recurso de controle e cadastro de equipamentos. O Simples Agenda é um dos principais softwares do mercado com esse recurso. 


Conheça a seguir os diferenciais do sistema:

Evita duplicidade de agendamento

O software de controle de equipamentos do Simples Agenda permite que você agende os seus serviços junto com determinado equipamento, o que simplifica a gestão.


Além disso, o sistema oferece o recurso de bloqueio de mais de um cliente no mesmo horário para o mesmo equipamento. 


Isso evita que a pessoa vá até o estabelecimento e que o equipamento necessário para prestação do serviço não esteja disponível.


Do mesmo modo, o Simples Agenda oferece controle de salas, controle de locações e controle de profissionais. Tudo simples, online e fácil de usar.

Integrado com toda a sua gestão empresarial

Outro grande diferencial do software de controle de equipamentos do Simples Agenda é que ele é integrado aos demais recursos do sistema. 


Portanto, você também terá acesso a recursos como controle financeiro, controle de estoque, controle de vendas, emissão de notas fiscais, agenda online e muito mais. 


Ou seja, dentro do software você poderá realizar a gestão completa da sua empresa, desde o cadastro de clientes até a gestão de contratos. Incrível, né?!

Teste gratuito por 35 dias

Para que você já comece a melhorar o controle de equipamentos e a gestão da sua empresa, o Simples Agenda oferece teste gratuito por 35 dias sem compromisso. 


Você não precisa cadastrar cartão de crédito, ou seja, não há renovação automática.


Então, acesse o link e comece já o seu teste gratuito e impulse os resultados da sua empresa! Não vai perder essa chance, né?!