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Você sabe por que adotar um CRM e ERP na sua empresa?

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
12
min leitura

O uso de softwares como CRM e ERP nas empresas está diretamente ligado com a automatização de processos e a melhora do relacionamento com o cliente. Apenas nesses dois itens já é possível perceber a importância dessas ferramentas, mas existe uma infinidade de benefícios que você precisa conhecer imediatamente.


Além disso, a adoção de tecnologias nas empresas deixou de ser uma opção para se tornar parte fundamental quando o assunto é competitividade de mercado, já que independente do tamanho do seu negócio, a gestão de maneira ampla é sempre um ponto chave.


Mas afinal, qual dessas soluções é a ideal para o meu modelo de negócio? A resposta é: depende!


Não temos como responder essa pergunta de outra forma que não essa, já que tudo vai depender dos seus objetivos. Entretanto, podemos adiantar que essas ferramentas funcionam muito bem sozinhas, mas também podem se complementar. 


Mas calma, vamos explicar tudo que você precisa saber para escolher o melhor para o seu negócio, acompanhe!

Por que adotar um CRM e ERP na empresa?

Para saber por que adotar um CRM e ERP na empresa, primeiro você precisa entender a diferença entre esses dois softwares. Apenas assim você vai conseguir analisar qual deles corresponde de maneira mais assertiva às necessidades do seu negócio.

O que é um CRM?

O CRM é uma sigla que significa Customer Relationship Management. Em português, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de um SaaS que serve para gerenciar relações entre uma empresa com seus clientes: tanto os atuais quanto os que ainda virão. 

Quais são os benefícios de um CRM?

O CRM  traz inúmeros benefícios a qualquer empresa ? principalmente aquelas que estão crescendo mais rápido que o esperado. 


Com ele, é possível fidelizar clientes, personalizar e integrar dados, garantir mobilidade para gestores e vendedores, além de organizar a confusão no comercial ? reunindo todas as informações do setor no mesmo sistema. 


Um CRM reúne os seguintes controles: 


  • funil de vendas de cada vendedor; 

  • acompanhamento de oportunidades

  • históricos de contatos com os clientes;

  • resultados do comercial com relatórios personalizáveis;  

  • atendimentos aos clientes; 

  • armazenamento de dados de clientes, prospects, leads e contatos.


A organização de dados e alinhamento de processos traz inúmeros benefícios para qualquer empresa, principalmente conquistando mais clientes e fidelizando os antigos ? em função de um relacionamento pró-ativo e de confiança estabelecido com a base de clientes.  

O que é um ERP?

A sigla ERP também tem origem no inglês e significa Enterprise Resource Planning. Na prática, um ERP é um sistema de gestão integrada, que permite acompanhar o desenvolvimento das atividades de todos os setores do seu negócio.


Ou seja, a ideia central de um ERP é integrar e padronizar todos os processos de gestão da sua empresa. Assim, as demandas de todos os setores se tornam mais fluídas e eficientes, possibilitando maior controle estratégico.


O ERP é uma ferramenta composta por vários módulos, onde o principal objetivo é promover a integração entre eles. Esses módulos abrangem os mais diversos setores da empresa, como financeiro, administrativo, gestão de pessoas, contábil, compras, etc.

Quais são os benefícios de um ERP?


Um dos maiores benefícios de um ERP é a possibilidade de um gerenciamento de dados mais objetivo e dinâmico, além de aumentar a produtividade, diminuir o retrabalho e reduzir custos.


Desse modo, esse sistema permite o gerenciamento facilitado de processos básicos do negócio, como a emissão de NFS-e, controle de estoque e em alguns casos até mesmo um sistema de agendamento online.

Qual desses dois softwares eu devo adotar na minha empresa?


Agora que você já conhece como funciona e quais são os benefícios desses dois sistemas, chegamos na pergunta central desse artigo, afinal, por que adotar um CRM e ERP na empresa? E além disso, quais desses dois softwares deve ser adotado?


Lembra que no início do post a nossa resposta para essa pergunta foi ?depende?? Agora fica muito mais claro entender o propósito de cada um e associar com a sua necessidade atual.


Ambos os sistemas possuem diversos benefícios, e como também já havíamos adiantado no ínicio do post, eles funcionam muito bem quando se complementam. Afinal, aliar a gestão eficiente com o aumento das vendas é o objetivo de qualquer negócio.


Entretanto, dependendo do seu orçamento e também dos seus objetivos atuais, essa escolha irá pender para um dos lados. 


De maneira prática e resumida, podemos dizer que a escolha por um ERP irá impactar diretamente em negócios que estão precisando estruturar processos internos, reduzir custos e melhorar a gestão administrativa como um todo.


Já quando a escolha caminha para a adoção de um CRM, o objetivo central é expandir no mercado, aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Ou seja, é mais indicado para as empresas que desejam ampliar os negócios.

Caso a sua escolha seja um CRM: a SMark pode te ajudar!


Pronto para rodar uma estratégia vencedora de vendas, o SMark CRM é a ferramenta que faltava na sua empresa para que o gerente possa ter mais insights estratégicos. É a melhor maneira de ter uma gestão completa e eficiente de todas as demandas da equipe de vendas.


O SMark CRM ajuda você a:


  • Monitorar o funil de vendas dos gerentes de cada conta;

  • Monitorar taxas de sucesso;

  • Monitorar ações de venda;

  • Buscar novas oportunidades na base;

  • Otimizar seu processo de retenção de clientes.  

Se a escolha for um ERP: o Simples Agenda é um ótimo caminho!


Sem dúvidas o Simples Agenda é a melhor dica quando o assunto é ERP.


Além de contar com os principais recursos que esse tipo de sistema deve ter, ele vai além, com diferenciais importantíssimos para facilitar a gestão do seu negócio, como a assinatura digital em contratos e o sistema de agendamento online, por exemplo.


Outros recursos encontrados no Simples Agenda são:


  • gerenciador financeiro;

  • fluxo de caixa;

  • alertas via e-mail e SMS;

  • gestão de dados segura;

  • versão desktop e mobile.