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Marketing Digital e Gestão de Negócios: o alinhamento desses setores

EMPREENDEDORISMO
Gabriela Vitória
Redatora
17
min leitura

Imagine um empreendimento que pretende se estabelecer no mercado e atrair novos clientes: crescer é o principal objetivo, certo? Porém, nesse percurso a empresa esbarra em dificuldades como falta de planejamento estratégico, falta de direcionamento e até mesmo perdas de vendas por não ter uma marca reconhecida no mercado.

Com todos esses problemas fica difícil impulsionar os resultados. A partir daí surge a necessidade da integração entre Marketing Digital e Gestão de Negócios. O alinhamento desses setores pode gerar bons frutos para o empreendimento, independentemente do porte e da área de atuação.

Agora essa mesma empresa notou que não está trilhando o caminho ideal para o sucesso e resolveu mudar, sobretudo a maneira como trabalha o Marketing Digital e Gestão de Negócios. Porém, esse processo de mudança não consegue ser assertivo e os erros continuam evidentes.

Em relação ao Marketing Digital, a empresa continua pecando em não dar importância ao planejamento, não realiza teste sem medição e não divulga uma loja virtual quando é criada. Quanto a Gestão de Negócios, erros cruciais como não acompanhar a rotina da empresa e não utilizar um sistema de gestão empresarial são falhas nítidas.

Isso mostra que a empresa pensa em mudar, mas continua insistindo no erro. Com isso, vamos apontar o melhor caminho para que você, empresário, não cometa os mesmos erros, possa melhorar a gestão do seu negócio e obtenha sucesso no mercado. Vamos lá?! 

Como o Marketing Digital e Gestão de Negócios funcionam juntos?

Um ajuda o outro. Esse é um trabalho integrado que pode dar frutos para a sua empresa. É importante ressaltar que o Marketing Digital melhora a Gestão de Negócios. Você pode estar se perguntando: como isso acontece? Iremos te explicar!

Um dos principais objetivos de um bom gestor é aumentar as vendas para, consequentemente, obter lucro. A partir daí surge o Marketing Digital. Aliado à sua estratégia de gestão de negócios, esse pode ser um elemento fortíssimo, já que a maioria das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais, pesquisas orgânicas no Google e outras estratégias.

O bom relacionamento com o cliente impulsionado pela integração efetiva

Como você já deve saber, o mundo muda constantemente e a tecnologia tende a evoluir. Com isso, o grau de exigência por parte do consumidor aumenta e eles prezam por um atendimento simples e rápido.

A grande questão é que é preciso saber exatamente quem é o seu verdadeiro cliente para criar estratégias assertivas. Porém, como saber do que é o seu público precisa, se a necessidade dele muda a constantemente? Através do relacionamento com o cliente.

E é por meio da integração efetiva entre Marketing Digital e Gestão de Negócios que a aproximação com o cliente se faz possível. A internet tem o poder de aproximar as pessoas e gerar excelentes oportunidades. Você, em qualquer parte do Brasil, pode se comunicar com pessoas em diferentes partes do mundo.

Através do Marketing Digital, é possível colocar em prática estratégias para melhorar as vendas e fortalecer a marca. Além disso, o empreendedor é capaz de identificar com precisão a necessidade do consumidor em tempo real e investir em anúncios que verdadeiramente atraem e em conteúdos ricos que convertem.

Além disso, é fundamental melhorar a produtividade e automatizar rotina empresarial. Isso por que é preciso ter um gestão eficiente para se organizar internamente e oferecer para os novos consumidores a melhor experiência possível. Para tal, uma boa dica é contar com a ajuda de um CRM ou um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP).

Basicamente, um sistema ERP é um software corporativo dividido em módulos que integram os setores da empresa e automatizam processos. O software de gestão tem a capacidade de melhorar as atividades internas, além da satisfação dos consumidores, valorizando as suas estratégias de Marketing Digital.

Para deixar mais claro, separamos os tópicos do marketing digital e gestão de negócios, mostrando a importância de cada um. Continue a leitura!

Os benefícios do marketing digital para decolar a sua empresa

Agora vamos apontar mais três benefícios que são estimulados por um bom trabalho de Marketing dentro da sua empresa. Esse pode ser o verdadeiro diferencial para o seu negócio decolar de vez.

  1. O Marketing Digital proporciona presença online

Um trabalho de Marketing Digital efetivo pode garantir que a sua empresa apareça bem ranqueada no Google, o maior buscador online do mundo.

Dessa forma, todas as vezes que as pessoas buscarem a sua empresa ou, até mesmo, uma solução ou produto que você oferece, você estará posicionado nos primeiros resultados. Isso é fundamental para conseguir fechar muitos negócios.

  1. Você irá investir pouco

Você não irá investir um valor astronômico para que o seu site apareça nas primeiras posições do Google. Basta saber trabalhar as palavras-chave e o seu conteúdo de apresentação. 

É fundamental oferecer conteúdos de blog bem completos e que irão sanar a dúvida dos leitores. Dessa forma, conte com um redator eficiente e práticas de SEO. O domínio da Técnica Skyscraper também pode ser fundamental!

Em caso de anúncios pagos, campanhas no Facebook ou Google Ads, por exemplo, precisarão de certo investimento para que você alcance o maior número possível de potenciais clientes. 

Mas, fique tranquilo, esse valor é menor do que criar panfletos impressos ou investir em outros métodos mais tradicionais de anunciar. Além disso, por serem estratégias direcionadas para o público certo, os resultados são bem melhores.

Se você quer saber o que fazer para o seu anúncio aparecer bem ranqueado no Google acesse o link.

  1. Você irá acompanhar os resultados

Com a integração Marketing Digital e Gestão de Negócios, é possível ter informações mais precisas sobre os resultados dos investimentos. Por exemplos, quantas pessoas abriram o e-mail que você enviou, quantas acessaram determinado link, quantas compraram com base em uma campanha, entre outras informações fundamentais. 

Incrível, né? Assim, o empreendedor consegue acompanhar de perto em qual nível se encontra o processo de prospecção com o cliente.

A importância e como fazer uma gestão de negócios eficiente 

Que uma gestão de negócios bem feita é imprescindível para o sucesso do empreendimento todo mundo já sabe. O grande dificuldade atual é identificar em que ponto as falhas estão acontecendo e como melhorar.

Até aqui já entendemos como o marketing digital é importante para o sucesso das vendas e para a conquista de novos clientes. Mas, o crescimento desordenamento representa um esgotamento dos funcionários e, provavelmente, um atendimento ruim aos consumidores.

Por isso, antes de pensar em criar estratégias de expansão, o empreendedor precisa se programar para melhorar processos internos e evitar que erros cheguem ao consumidor. Afinal, de que adianta um maior número clientes se junto a empresa adquire uma lista de reclamações? Números nem sempre são sinônimo de sucesso.

  1. Crescimento ordenado 

Realizar o crescimento empresarial de forma sustentável é fundamental para que a empresa mantenha sua expansão. Se os consumidores não saírem satisfeitos o marketing boca a boca negativo irá proporcionar no futuro uma queda da clientela, além de dificuldade em conquistar novos clientes.

Estratégias de marketing digital passam a fazer sentido dentro do empreendimento somente depois da estruturação de uma gestão de negócios eficientes. Para tal, é válido contar com a ajuda da tecnologia. 

Diante de todas tarefas e processos repetitivos, estratégias para melhorar a produtividade e a integração entre os setores são o único caminho a ser seguido. O uso de ERP, software de gestão, proporciona uma melhor identificação das falhas, além de uma organização e automação dos processos. 

Para saber mais sobre o que é um sistema ERP e o que ele pode fazer pela sua empresa. Acesse o link!

  1. Aumento da produtividade

Ainda falando sobre os benefícios da tecnologia na gestão empresarial e, consequentemente, nos resultados da empresa, o aumento da produtividade merece destaque. Muitas vezes o empreendedor acredita precisar de mais funcionários enquanto que uma organização dos processos soluciona o problema. 

É muito comum que funcionários percam tempo em tarefas repetitivas e que demandam boa parte do dia para serem realizadas. Esse processo faz com que os funcionários tenham menos tempo para se dedicar ao que mais importante: o cliente. 

Realizar um atendimento que impressione é o que leva o consumidor a indicar a sua empresa para amigos e familiares. Portanto, contar com a ajuda de uma sistema  de gestão que proporciona um melhor controle financeiro, uma automação das vendas e da emissão de notas fiscais, permite que a empresa cresça com alicerces mais fortes. 

  1. Clientes satisfeitos

Por fim, depois de reestruturar processos e automatizar tarefas, os funcionários ou você, são capazes de pensar em estratégias de marketing digital e em como atender novos clientes.


Dentre as funcionalidades de um ERP podemos citar: melhor controle financeiro e gestão do capital de giro, controle de vendas, emissão de notas fiscais, fluxo de caixa, controle de estoque, agenda online entre diversos outros módulos (recursos). A partir daí é possível perceber como esse tipo de software é capaz de proporcionar melhores resultados para todos os setores da empresa. 


Sendo assim, é mais difícil que erros cheguem até o consumidor proporcionando clientes mais satisfeitos. 

E aí, preparado para começar?

Marketing Digital e Gestão de Negócios atuam juntos e podem ser fundamentais para o crescimento da sua empresa, independentemente do porte e do seu segmento. Adotar uma boa equipe de Marketing Digital pode ser um diferencial. Antes, pesquise bastante. Veja qual é a melhor opção com base no que você almeja. 

Para tal, conte com a ajuda de especialistas. A Agência Dom é especialista em criar soluções de marketing digital. Essa é a oportunidade de alavancar a sua empresa e obter excelentes resultados com as vendas! Faça o seu orçamento sem compromisso.

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