Quando se decide abrir um empreendimento é preciso estar disposto a estudar muito sobre finanças, afinal, sem um bom controle das contas é praticamente impossível realizar a manutenção e o crescimento da empresa.
Por isso, seguindo o nosso compromisso em ajudar no controle financeiro empresarial, hoje falaremos sobre faturamento. Esse conceito pode ser entendido como a soma de todas as vendas (de produtos ou de serviços) realizadas em um determinado período.
A grande questão é que o cálculo correto desse mecanismo financeiro pode ser mais importante do que você imagina. Além disso, o faturamento de uma empresa não é o mesmo que lucro ou receita.
Quer saber mais? Então continue a leitura e descubra o que é faturamento e como calculá-lo. Acompanhe.
Antes de nos aprofundarmos no assunto é preciso que você entenda bem o que é faturamento. Como dito, o faturamento é o resultado da soma de todas as vendas realizadas por uma empresa em um determinado período.
Assim, pode ser entendido também como todo dinheiro que entra no caixa a partir da atividade comercial. Via de regra, o faturamento deve ser calculado todos os meses e no fim do ano.
Veja um exemplo: uma loja de roupas vendeu 100 camisas de R$50,00 em um mês, logo, o seu faturamento nesse período foi de R$5000,00. Esse mesmo cálculo é válido para todas as empresas, independente se realizam a venda de produtos ou de serviços.
É claro que apenas avaliar o faturamento pode fornecer ao empreendedor uma visão errônea quanto a saúde financeira do empreendimento. Isso porque mesmo que o faturamento chegue a casa de milhões, se os gastos ultrapassarem esse valor, a empresa estará tendo prejuízo.
O faturamento é um indicador importante para avaliar o desempenho da empresa naquele período e acompanhar o crescimento das vendas. Ele também é usado no fluxo de caixa e é essencial para o cálculo correto do lucro.
Além disso, esse indicador é importante para acompanhar efetividade de ações esporádicas. Por exemplo, depois de realizar uma campanha de marketing digital, se você observar um crescimento no faturamento, isso pode indicar o sucesso da campanha.
Outra função, é que o faturamento deve ser usado como base de cálculo para diversos impostos pagos ao governo. Isso porque, de acordo com o valor do faturamento no ano fiscal e o regime tributário da empresa, podem ser usadas diferentes alíquotas e tributações.
Por fim, o faturamento é usado como critério na hora de definir qual o porte da sua empresa e qual o enquadramento jurídico correto.
Agora que já entendemos o que é o faturamento de empresa, vamos entender a diferença entre os dois tipos:
O faturamento bruto é aquele que considera apenas todo o valor que a empresa recebeu por meio das vendas (tanto de produto, quanto de serviço) em um determinado período.
Para calcular o faturamento bruto usa-se a seguinte fórmula:
Valor da venda x quantidade vendida
É importante lembrar que quando se avalia o faturamento, deve-se considerar o valor integral da venda, independente se o cliente parcelou ou não.
Para calcular o faturamento líquido deve-se subtrair do faturamento bruto todos os impostos e deduções de venda cobrados em cada operação. Portanto, usa-se a seguinte fórmula:
FL = Faturamento bruto - deduções de vendas - impostos
Os impostos mais comuns são: ISS (relacionado a prestação de serviço) e o IPI (relacionados a venda de mercadorias). Veja só um exemplo de como ficaria o faturamento líquido:
Imagine uma doceria que teve o faturamento bruto igual a R$1100,00. Mas, uma cliente desistiu de dois bolos depois que eles já estavam prontos e a empreendedora teve o prejuízo de R$100,00. Considere também 6% a taxa do imposto devido. Dessa forma, o faturamento líquido foi de:
Faturamento líquido = 1100,00 - 100,00 - 6%
Faturamento líquido = 1000,00 - 6%
Faturamento líquido = R$940,00
Por mais que: tanto receita quanto faturamento representam quanto dinheiro entrou no caixa por meio da vendas, há uma diferença entre eles.
Basicamente, o faturamento considera o valor integral da venda, independente se houve parcelamento. Assim, mesmo que o cliente tenha parcelado de 5 vezes, o faturamento considera o valor integral. Dessa forma, o faturamento faz uma previsão dos valores que vão para o caixa.
Já a receita, caso haja parcelamento, considera somente o valor que será recebido naquele mês. Por exemplo, em uma venda realizada neste mês, o cliente parcelou em 5 vezes, o faturamento vai considerar apenas a primeira parcela (caso não haja antecipação de recebíveis).
Por mais que essa seja uma confusão comum, é bem importante entender a diferença entre esses conceitos. De maneira prática:
O faturamento prevê quanto a empresa vai receber. Já para calcular o lucro você deve somar todas as receitas do período e subtrair os gastos da empresa.
Depois de entendermos bem os conceitos, que tal algumas dicas para aumentar o faturamento (e o lucro) da sua empresa?
Antes de mais nada é preciso realizar a precificação correta de seus produtos. Isso porque de nada adianta vender muito se a margem de lucro for muito pequena, da mesma forma, uma margem de lucro muito alta pode prejudicar as vendas.
Por isso, para aumentar o faturamento, reveja os preços dos seus serviços e/ou produtos. Veja aqui como calcular o preço de venda.
Como dito, o faturamento está diretamente relacionado com o preço e quantidade de vendas, certo? Por isso, investir em estratégias para atrair mais consumidores pode ser o caminho certo para aumentar o faturamento.
O marketing digital é muito extenso e diversas dicas podem contribuir para o sucesso da sua empresa. Dentre elas, podemos citar: crie um site, desenvolva estratégias de marketing de conteúdo, divulgue nas redes sociais e pense em estratégias de anúncio pago.
Todos os processos de controle financeiro exigem extrema atenção por parte do empreendedor. Afinal, sem um controle rígido sobre as contas é praticamente impossível aumentar o faturamento e lucro da sua empresa.
Por isso, é válido fazer uso de um software de controle financeiro, que permite que toda a gestão das finanças ocorra em um único lugar de forma integrada e automatizada. Como resultado, há um melhor acompanhamento financeiro, melhor identificação de erros, previsão de caixa correta, entre diversos outros benefícios.
Dentre todos os softwares do mercado, o Simples Agenda tem se destacado pelos recursos e excelente custo-benefício. As funcionalidades desse software de controle financeiro vão desde fluxo de caixa até emissão de notas fiscais. Tudo dentro do sistema é pensado para otimizar seu tempo e melhorar a visibilidade de dados.
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