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Inteligência Artificial: como ela é capaz de otimizar processos

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
10
min leitura

De uns anos pra cá, a Inteligência Artificial se tornou algo cada vez mais aplicada em empresas que desejam modernizar e otimizar os processos. Afinal, ela oferece soluções para as mais diversas áreas e atividades.


Diferente do que muita gente fala, a Inteligência Artificial, assim como outras tecnologias, não chegou para substituir a eficiência humana, mas para complementá-la. 


Com ela, é possível otimizar a rotina de trabalho, obter entregas mais assertivas 

e tirar os profissionais dos processos burocráticos. Assim, eles podem atuar de forma mais estratégica em seus setores.


Para entender mais sobre como funciona a Inteligência Artificial, acompanhe este conteúdo!

O que é Inteligência Artificial e como ela funciona?

A Inteligência Artificial é uma espécie de rede neural artificial que agrupa algoritmos e sistemas de aprendizado. Dessa forma, ela consegue atuar de maneira similar ao comportamento humano em ações como:


  • Aprender padrões;

  • Raciocinar;

  • Tomar decisões;

  • Entregar resultados.


Basicamente, a Inteligência Artificial aprende por si mesma, a partir da observação do comportamento das pessoas. Isso também é chamado de Machine Learning (aprendizagem da máquina).

Em quais áreas a Inteligência Artificial pode ser aplicada?

Existem diferentes tipos de aplicações possíveis da IA dentro de uma empresa, sendo algumas delas:

Marketing

Mapeamento de tendências, chatbots, redes sociais, campanhas de mídia, análise do comportamento do usuário, entre outros. Essas são algumas das atividades de marketing que usam a IA.


Nessa área, a Inteligência Artificial já está inserida em praticamente todas as empresas, principalmente naquelas que trabalham com marketing digital. Afinal, a IA é indispensável no momento de tantas oportunidades na internet.

Recursos Humanos (RH)

Essa tecnologia no RH, seja para o recrutamento e seleção ou para a gestão de pessoas, pode apresentar grandes resultados. Isso porque ela otimiza a rotina da área que costuma ser burocrática.


O PandaPé, software de recrutamento e seleção desenvolvido pelo InfoJobs, utiliza a Inteligência Artificial para otimizar a triagem automática de currículos nas empresas, assim como a entregar a classificação dos melhores perfis de acordo com as vagas abertas.


A partir disso, o recrutador também pode programar um fluxo automático de envios e avanço das etapas conforme o desempenho dos candidatos. Dessa forma, ganha tempo para focar em atividades de crescimento e desenvolvimento do negócio.

As vantagens da Inteligência Artificial no RH

A Inteligência Artificial no RH pode auxiliar em diversas frentes:

  • Gestão de Pessoas;

  • People Analytics e análise comportamental;

  • Análise do perfil dos colaboradores da empresa;

  • Competências ou formação dos funcionários;

  • Área com maior taxa de turnover;

  • Perfil dos colaboradores que saem antes dos 3 meses de experiência;

  • Controle de agenda e produtividade.

Financeiro

A Inteligência Artificial também é muito útil para a avaliação de indicadores, que por sua vez, ajudam na tomada de decisão. Além de ajudar a avaliar gastos, processos e investimentos, ela também pode otimizar a parte de prevenção de fraudes.


Imagine que com a IA, a empresa pode realizar transações em massa e observar de forma centralizada todos esses processos, por exemplo.

Principais benefícios da IA nos processos

As vantagens de aplicar a Inteligência Artificial nas empresas vai desde a otimização de atividades do dia a dia, até a capacidade de gerar novos negócios. Veja as possibilidades:

Melhora na tomada de decisão

A partir da análise de dados oferecidos pela IA, a empresa é capaz de organizar melhor os seus processos, bem como tomar decisões importantes.

Escalabilidade

Os algoritmos da IA permitem criar ações sincronizadas, aumentando as chances de desenvolver boas estratégias para todas as áreas.


Além disso, a partir dela também é possível realizar atividades de forma massiva em poucos instantes. Um exemplo disso é a triagem de currículos que costuma ocupar bastante tempo dos profissionais de RH.

Redução de erros

Além de serem máquinas capazes de apontar gargalos, erros e falhas de processos, elas ainda são acompanhadas pelos profissionais. Isso reduz ainda mais as chances de erros.


E como falamos anteriormente, a partir dos dados da inteligência é possível avaliar os riscos das estratégias adotadas.

Inteligência Artificial x ERP: qual a relação entre eles?

O sistema ERP é o sistema de gestão mais procurado pelas empresas, mas isso não quer dizer que seu uso não seja muito bem vindo quando alinhado à Inteligência Artificial.


O uso da IA nos ERPs tem a principal função de fazer com que esses softwares consigam humanizar ainda mais as suas atividades em um período de tempo ainda menor.


A Inteligência Artificial nos ERPs deixou de ser uma tendência e já é uma realidade que torna os sistemas e atividades mais intuitivos e resolutivos para problemas do dia a dia das empresas.


Um exemplo disso é que a tecnologia artificial já é utilizada para chatbots, que são sistemas que interagem com os clientes por meio de texto para agilizar o atendimento. 


Com o Simples Agenda, um cliente pode fazer o agendamento online de consulta ou atendimento, por exemplo, e interagir com essa tecnologia.


Dessa forma, é possível dizer que esses dois tipos de tecnologia se tornaram complementares e muito importantes para soluções em diversas áreas, principalmente naquelas que são consideradas burocráticas e operacionais, como o Recursos Humanos.


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