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Top 10 dicas para melhorar seu atendimento ao cliente

GESTÃO EMPRESARIAL
Gabriela Vitória
Redatora
14
min leitura

Você já sabe que a qualidade do atendimento ao cliente é uma necessidade para todo negócio que busca se consolidar em sua área de atuação.

Mas como o atendimento é uma área que precisa ser constantemente aprimorada, é importante estar ciente sobre os diversos caminhos que você pode seguir para o seu cliente sair sempre satisfeito ao final de um contato com a sua empresa.

Por isso, neste artigo vamos listar as dez melhores dicas para  sua empresa conquistar um atendimento de excelência ao cliente.

Confira os próximos tópicos.

Priorize o atendimento humanizado

O atendimento humanizado é uma tendência do mundo dos negócios.

Isso significa que o atendimento  deve oferecer a oportunidade de conexão entre  cliente e  empresa, criando uma sensação de participação e pertencimento.

Assim, a empatia precisa ser uma característica marcante do seu atendimento ao lado da linguagem clara e da escuta atenta,no momento em que o consumidor for apresentar suas demandas.

Esses elementos proporcionam a criação de um relacionamento com o cliente, que pode ser duradouro, já que ao ser ouvido ele também estará aberto para o oferecimento de novos produtos ou serviços.

Mantenha a equipe de atendimento ao cliente engajada

A qualidade do atendimento ao cliente está diretamente ligada à performance da equipe que está na linha de frente

Então, para oferecer um atendimento de excelência, é preciso que esta equipe esteja engajada na meta de melhorar constantemente a experiência do cliente. 

Os elementos mais essenciais para obter este engajamento são os treinamentos e a valorização da equipe.

Com os treinamentos, você mantém a equipe atualizada e aperfeiçoada tecnicamente, para solucionar todas as demandas que chegarem.

Já com relação à valorização da equipe, é importante ouvir o que os colaboradores têm a dizer, incluindo os relatos sobre sua experiência na interação com os clientes, suas críticas e suas sugestões.

Personalize o seu atendimento ao cliente

O atendimento personalizado está diretamente ligado ao atendimento humanizado, já que ao ouvir atentamente as demandas e se empenhar em resolvê-las, você está considerando especificamente o que aquele consumidor necessita para atendê-lo.

Isso significa que o atendimento padronizado é coisa do passado, já que cada cliente é único e o atendimento precisa ser adaptado de acordo com a necessidade dele.

Algumas formas simples de personalizar o atendimento são chamar o cliente pelo nome, adaptar a linguagem de acordo com a utilizada por ele e ser sempre gentil ao ouvi-lo atentamente.

Não deixe o cliente esperando

O cliente não pode esperar demais por uma resposta. Se não puder solucionar a demanda imediatamente, a equipe de atendimento deve ao menos indicar uma previsão de retorno.

A pronta resposta ao cliente tem influência direta sobre a credibilidade da sua marca. Então não o deixe esperando e não prometa algo que não seja possível cumprir.

É muito frustrante para o cliente esperar uma resposta para o dia seguinte e só obtê-la depois de uma semana.

Por isso, é essencial cumprir o tempo estimado de resposta e acompanhar todas as interações com o cliente, para poupar o tempo dele e agilizar o atendimento.

Utilize métricas para avaliar o seu atendimento

As métricas são fundamentais para o entendimento do que está dando certo e do que precisa ser melhorado na estratégia de atendimento de uma empresa.

Com o uso da tecnologia adequada, é possível mensurar os resultados do seu atendimento a partir da análise de relatórios que são gerados automaticamente.

Esses relatórios são valiosos e proporcionam a tomada de decisões de forma segura para promover a melhoria das ações que possam estar atrapalhando o desempenho do atendimento.

Isso acontece porque os relatórios baseados na análise de métricas fornecem dados precisos e confiáveis e evitam erros oriundos de interpretações parciais.

Estimule os feedbacks

A melhoria do atendimento ao cliente só é possível quando se conhece as expectativas dele. Por isso, os feedbacks são tão importantes.

Saber o que o cliente está achando dos seus produtos ou serviços e do seu atendimento vai te ajudar a melhorar a performance em todos os canais disponibilizados.

A empresa precisa não só estar disposta a ouvir a opinião do cliente, mas também estimulá-lo a fazer esse tipo de contato com a avaliação das suas interações e da solução de suas demandas.

Esse incentivo pode te ajudar a identificar falhas e erros que se perpetuariam caso não houvesse uma preocupação com os feedbacks.

Utilize um chat online

Os chats são muito comuns em empresas de e-commerce mas não se restringem a elas e possuem muitas aplicabilidades.

Como na atualidade o consumidor está habituado a utilizar aplicativos de mensagens instantâneas, este recurso tem tudo a ver com o seu cotidiano.

Sejam os chatbots ou os chats em que o contato do cliente é recebido por um atendente humano, vale a pena considerar essa tecnologia como componente da sua estratégia de atendimento ao cliente.

É claro que é preciso realizar um estudo prévio para ver em que contexto o recurso pode ser aplicado e quais demandas podem ser realmente resolvidas por este canal.

Ofereça opções de atendimento online ao cliente

Você não deve abrir mão dos meios tradicionais de atendimento, como o contato telefônico ou presencial, mas é inegável que os canais online são uma tendência que precisa ser seguida.

Falamos acima dos chats, porém você também pode utilizar recursos como os aplicativos de envio de mensagens, as redes sociais e o e-mail.

O mundo está cada vez mais digital e para muitas pessoas é mais fácil enviar uma mensagem do que fazer um telefonema.

Isso também tem a ver com o atendimento personalizado, pois por mais que alguns clientes prefiram os meios tradicionais, muitos estão mais interessados nos canais online.

Invista no atendimento omnichannel

Esta dica está ligada ao que foi dito no tópico anterior: é preciso contar com múltiplos canais para oferecer um atendimento personalizado, de acordo com as preferências de cada cliente.

Com o atendimento omnichannel, o cliente pode escolher a opção de contato que melhor lhe convier e, assim, terá mais chances de obter os resultados esperados com a interação.

Mas o atendimento omnichannel não tem a ver apenas com a multiplicidade de canais. É preciso que haja uma interação entre esses canais e a centralização das informações relacionadas a cada contato.

Assim, o cliente não precisa passar pela indesejada necessidade de repetir os detalhes da sua demanda a cada novo contato.

Conte com um sistema de Help Desk

Todas as dicas listadas acima, praticamente, se relacionam de maneira direta ou indireta ao uso da tecnologia. O Sistema de Help Desk segue essa mesma tendência.

Você precisa organizar a multiplicidade de informações geradas a cada nova interação com os clientes para conseguir interpretá-las e usá-las a favor do seu negócio.

O sistema de Help Desk atua justamente nesse processamento de informações e pode auxiliar na aplicação de todas as dicas sobre as quais falamos anteriormente.

Se você está em busca de uma ferramenta que possibilite o gerenciamento completo das suas estratégias de atendimento, nossa indicação é a Desk Manager.

Este software é uma das mais eficientes opções do mercado quando o assunto é help desk, possuindo automações dinâmicas e facilitando a implementação do atendimento omnichannel.

E o melhor é que você pode verificar na prática os benefícios para o seu atendimento ao cliente fazendo um teste gratuito. Aprimore o seu atendimento ao cliente ainda hoje!

Gostou do conteúdo?! Esperamos que tenha entendido um pouco mais sobre como melhorar o atendimento ao cliente. Para mais dicas como essa, continue acompanhando o blog do Simples Agenda.